Ouvidoria-Geral de Aracaju alcança 80% em índice de satisfação

Controladoria Geral do Município
29/09/2025 16h01
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A Ouvidoria-Geral do Município de Aracaju, vinculada à Controladoria-Geral do Município (CGM), registrou de janeiro a agosto deste ano um índice de 80% de satisfação entre os cidadãos que utilizaram os serviços das ouvidorias setoriais e da própria Ouvidoria-Geral. O resultado reflete o compromisso com a escuta qualificada e a busca por soluções eficazes para as demandas da população.

O levantamento, que mede a percepção do público quanto à qualidade do atendimento, considerou o período de janeiro a agosto deste ano. Nesse período, foram contabilizadas 1.287 manifestações, entre solicitações, reclamações, denúncias, sugestões, elogios e pedidos de informação. Destas, 99,71% foram respondidas dentro do prazo legal. 

Entre os tipos de manifestações recebidas, os pedidos de informação se destacaram, representando 35,8% do total. As áreas com maior número de demandas foram saúde e limpeza urbana. No âmbito do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) — assegurado pela Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) —, o sistema da Ouvidoria registra 255 solicitações, das quais 207 foram respondidas, com um tempo médio de resposta de 10 dias.

A advogada Carine Alves Cardoso, atendida recentemente pela equipe da Ouvidoria-Geral, elogiou a qualidade do serviço. “Quero deixar aqui o meu elogio à nova gestão da Ouvidoria do município de Aracaju. Dá pra ver que são pessoas preparadas, com conhecimento técnico e qualificação real para estar onde estão. O atendimento tem sido rápido, sem enrolação e, o mais importante, com uma conversa humana, respeitosa e próxima de quem procura ajuda”.

Para a ouvidora-geral do município, Thaíse Nunes, o reconhecimento da população é um importante indicativo de que o trabalho está no caminho certo. “Receber elogios como esse é motivo de grande orgulho para nossa equipe. Isso mostra que estamos cumprindo nosso papel de ouvir e buscar soluções com respeito e dedicação, essa é também uma das prioridades da gestão da prefeita Emília Corrêa”, destacou.

Ela também ressaltou que o crescimento do índice de satisfação é fruto de um esforço contínuo de aprimoramento. “Cada resposta recebida nos orienta a melhorar continuamente nossos serviços e reforça a importância da participação do cidadão na gestão pública. Como ouvidora, sinto-me profundamente grata e reforço nosso compromisso com um atendimento cada vez mais humanizado, transparente e eficiente”, conclui.

A população pode entrar em contato com a Ouvidoria-Geral do Município de Aracaju pelos seguintes canais:

  •     Telefone: (79) 3711-1263
  •     E-mail: ouvidoria.geral@aracaju.se.gov.br
  •     Site da Prefeitura de Aracaju: https://transparencia.aracaju.se.gov.br/prefeitura/ouvidoria/ 
  •     Atendimento presencial: Rua Arauá, 892, bairro São José.