A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), deu mais um passo na ampliação de oportunidades de qualificação profissional na capital. Em parceria com a Igreja Batista Memorial, instituição comunitária do bairro Siqueira Campos, cursos e oficinas de capacitação serão ofertados à população local.
A ação foi formalizada após reunião da presidente da Fundat, Melissa Rollemberg com os representantes da igreja, onde foram discutidas estratégias da parceria que têm como objetivo levar para mais próximo da população os serviços da Fundat, principalmente para regiões que ainda não contam com uma Unidade de Qualificação Profissional. A região abrange também os bairros América, Novo Paraíso e José Conrado de Araújo, somando mais de 43 mil moradores, segundo o Censo 2022.
De acordo com a presidente Melissa Rollemberg, a proposta reflete a visão da nova gestão municipal de formar parcerias estratégicas com instituições comunitárias para levar ações de qualificação a todas as regiões da cidade. “A visão da nova gestão de Aracaju é justamente essa: formar parcerias como esta, com a Igreja Batista Memorial, que se coloca à disposição para que possamos trabalhar com aquilo que é da nossa competência, qualificação para o emprego e o empreendedorismo. Nossa missão é oferecer dignidade por meio da oportunidade. A visão também é de ampliar para todos os bairros e comunidades. A Igreja Batista Memorial está numa posição estratégica. Então, acreditamos que seja uma parceria de muito sucesso", destacou a presidente.
O pastor Jaelson dos Santos explica como a igreja, muitas vezes, assume o papel de colaborador na prestação de serviços à população e ressalta como a parceria representa uma forma de unir forças com impacto direto na vida das famílias da região. “O papel da igreja não é apenas religioso, mas também educacional. A comunidade é carente de cursos profissionalizantes, e queremos ser essa ponte entre os órgãos públicos e a população. Com a Fundat, vamos qualificar as pessoas para que elas estejam preparadas para as novas oportunidades de trabalho”, afirmou.
A Igreja Batista disponibilizará um espaço com estrutura adequada para o desenvolvimento das atividades. “Temos salas, acessibilidade e até cozinha, o que permite oferecer diferentes tipos de cursos. É nesse sentido que buscamos essa parceria”, disse.
Uma representante da igreja, Ticiana Oliveira, lembrou que a instituição já realiza ações sociais e vê na parceria uma chance de ampliar o alcance do trabalho comunitário. “Por meio de um grupo de mulheres da igreja, já realizamos trabalhos voluntários, como a confecção de crochês e de bonezinhos para crianças em tratamento contra o câncer. Muitas artesãs e voluntárias participam dessas atividades. Com o apoio da Fundat, poderemos expandir e oferecer mais oportunidades de aprendizado e geração de renda”, explicou.
Expansão das oportunidades
A Fundat pretende, através de um Termo de Cooperação Técnica, utilizar o espaço da igreja para oferecer cursos que atendam às demandas locais, estimulando tanto o ingresso no mercado formal quanto a abertura de pequenos negócios.
Esta visão de expandir o acesso e aperfeiçoamento na qualidade dos cursos e oficinas oferecidos na cidade já se materializa em ações concretas nos bairros realizadas pela Fundat. Nesta nova gestão, foram criadas novas Unidades de Qualificação Profissional (UQP's), a exemplo das duas últimas inauguradas: a UQP Edinaldo César Santos Júnior, no bairro Santa Maria, e a UQP Professora Guiomar Conceição Brito dos Santos, no Mosqueiro. São unidades modernas, todas equipadas com tecnologia e novos cursos, como Libras, informática avançada, programação e gastronomia.