Projeto Descubra Aracaju movimenta último fim de semana de 2025

Turismo - SETUR
29/12/2025 16h22
Início > Notícias > Projeto Descubra Aracaju movimenta último fim de semana de 2025

O último fim de semana de 2025 foi marcado pela já tradicional programação cultural com as três edições do projeto “Descubra Aracaju”, que movimentaram diferentes pontos da capital entre a sexta-feira e o domingo, 28. A iniciativa reafirmou o papel do projeto na valorização dos espaços públicos, no fortalecimento da economia local e na promoção do turismo ao longo do ano.

Na sexta-feira, 26, a festa rolou no Mirante da 13 de Julho, com feira geek, vídeo games gratuitos, feirinha de artesanato e ainda as bandas 220 Volts e Bad Name. No sábado, 27, foi a vez da edição na Praia da Cinelândia com feirinha de empreendedorismo e a animação de Os Faranis e Dj Anny B. Já o domingo, 28, encerrou com os shows de Alicia e Oliver Duo com as tradicionais feiras de gastronomia, cultura e artesanato na Praça Tobias Barreto. 

Não só neste fim de semana, mas as edições de todo o ano transformaram os espaços públicos em ambientes de convivência, atraindo moradores e visitantes e estimulando o uso qualificado dos equipamentos municipais. O encerramento de 2025 simboliza o alcance e a maturidade do projeto, que se firmou como uma das principais ações de promoção cultural e turística da capital.

Para o secretário de Turismo de Aracaju, Fábio Andrade, além do impacto econômico, o Descubra Aracaju contribuiu para a revitalização urbana e para o fortalecimento do sentimento de pertencimento da população. “Ao longo do ano, o projeto se consolidou como uma política pública capaz de ocupar espaços públicos de forma contínua, segura e atrativa, promovendo integração social e acesso democrático à cultura”, afirmou o secretário.

Artistas locais, empreendedores e trabalhadores da cadeia cultural e turística foram diretamente beneficiados. A circulação de público impulsionou o comércio do entorno e fortaleceu a economia criativa, reforçando o papel do projeto como instrumento de geração de renda e oportunidades.

Os pequenos empreendedores também celebram a conquista do projeto, como a comerciante Roseane do Nascimento, que sempre está presente nas edições da Praça Tobias Barreto. “A praça era vazia e escura. Depois que o “Descubra Aracaju” chegou aqui, tudo mudou. Hoje tem segurança, tem gente circulando, gente feliz na praça que voltou a ter movimento. Então não melhora só pra gente que é comerciante, mas também para as famílias que vêm aqui”, ressaltou.

A iniciativa, realizada por meio de termo de fomento entre a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe (Fecomércio-SE), reforça o compromisso com a valorização da cidade e com o desenvolvimento sustentável do turismo local.