Defesa Civil intensifica ações preventivas durante quadra chuvosa em Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
18/05/2026 10h00
Início > Notícias > Defesa Civil intensifica ações preventivas durante quadra chuvosa em Aracaju

Com a chegada da tradicional quadra chuvosa, período que se estende entre os meses de abril e julho, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Defesa Civil Municipal, intensifica uma série de ações estratégicas voltadas à prevenção de riscos e à proteção da população. Coordenadas pelo Comitê Operacional de Aracaju (COA), as medidas envolvem monitoramento de áreas vulneráveis, limpeza da rede de drenagem, desassoreamento de canais e atuação integrada entre os órgãos municipais.

De acordo com a coordenadora da Defesa Civil de Aracaju, Valéria Bispo, o planejamento preventivo da gestão municipal é contínuo, mas ganha reforço meses antes do período de maior incidência de chuvas. “Historicamente, maio é o mês em que registramos os maiores índices pluviométricos, por isso a Defesa Civil intensifica o monitoramento e o acompanhamento das áreas mais vulneráveis da cidade. Esse planejamento antecipado é fundamental para reduzir riscos e garantir respostas mais rápidas diante de qualquer ocorrência provocada pelas chuvas”, explicou.

Segundo ela, a preparação da cidade começa a ser intensificada ainda em setembro do ano anterior, especialmente nas regiões consideradas mais sensíveis aos impactos das fortes chuvas. “Nós fazemos medidas preventivas e mitigatórias na cidade. Temos esse planejamento anual por parte da gestão municipal justamente para minimizar os impactos provocados pelas chuvas e garantir mais segurança para a população”, destacou.

Atualmente, a Defesa Civil monitora 168 áreas suscetíveis a deslizamentos de terra em Aracaju. As localidades classificadas como de ‘alto’ e ‘muito alto risco’ concentram-se, principalmente, nos bairros Cidade Nova e Porto Dantas, onde as equipes mantêm atenção redobrada durante os períodos de precipitação intensa.
 
Valéria Bispo explica que esse acompanhamento é realizado diariamente, com monitoramento contínuo das áreas mais vulneráveis e adoção de medidas preventivas sempre que necessário. “A gente tem esse olhar cuidadoso e criterioso, sobretudo com aquelas áreas que são consideradas de risco. Quando temos um índice pluviométrico muito grande, aumentamos o monitoramento para tomar as medidas necessárias no tempo certo”, afirmou.

Entre as ações preventivas executadas pela Defesa Civil estão a aplicação de lonas em encostas, limpeza sistemática de canais, desobstrução de bueiros e serviços de drenagem urbana. Em áreas historicamente afetadas por alagamentos, como o Largo da Aparecida, também foram realizados serviços de desassoreamento e alargamento de canais, melhorando o escoamento das águas pluviais e reduzindo os riscos de inundação.

Segundo a coordenadora da Defesa Civil, as intervenções fazem parte de um conjunto de medidas preventivas adotadas pela gestão municipal antes mesmo do período de maior intensidade das chuvas. “Em razão dos trabalhos preventivos que fizemos nessas localidades, não tivemos nenhum incidente até o presente momento. Isso demonstra que nossas ações preventivas já trazem efeitos concretos”, ressaltou.

Além do Largo da Aparecida, os resultados das intervenções também foram percebidos em outras regiões que registravam ocorrências durante a quadra chuvosa, a exemplo do loteamento Almirante Tamandaré, no bairro Santos Dumont. Para Valéria Bispo, o cenário reforça a importância do planejamento antecipado e da atuação contínua das equipes técnicas ao longo do ano. “Esses resultados mostram a importância de agir de forma preventiva e antecipada. Mesmo com o volume de chuvas, conseguimos minimizar os impactos e evitar ocorrências mais graves nessas localidades”, pontuou.

A Defesa Civil conta ainda com Núcleos de Voluntários de Proteção, formados por moradores das próprias comunidades, que auxiliam nas ações educativas e de orientação junto à população. O trabalho desenvolvido pelos voluntários fortalece a conscientização sobre práticas que ajudam a reduzir os impactos provocados pelas chuvas, especialmente no que diz respeito ao descarte irregular de resíduos.

Valéria Bispo salienta ainda que o descarte inadequado de lixo doméstico e restos de construção civil em vias públicas, canais e bocas de lobo compromete diretamente o funcionamento da drenagem urbana e contribui para episódios de alagamentos em diversos pontos da cidade. “Infelizmente, muitas vezes nós vemos que restos de construção civil são descartados à beira de canais. Quando vem a chuva, todo esse material é carreado para as bocas de lobo, para as sarjetas e para os elementos de drenagem”, alertou.

Dentro desse contexto, a coordenadora reforça que a participação da população é indispensável para minimizar transtornos durante a quadra chuvosa. “A gente sempre orienta e faz trabalhos de conscientização junto à população, porque quando cada cidadão faz sua parte, evitando o descarte irregular de lixo e resíduos, a gente consegue minimizar muitos problemas relacionados aos alagamentos”, destacou.

Outro ponto ressaltado pela coordenadora é a atuação técnica integrada entre os órgãos da administração municipal. Segundo ela, Defesa Civil, Emurb, Emsurb e Seminfra atuam conjuntamente dentro do Comitê Operacional de Aracaju (COA), coordenado pela prefeita Emília Corrêa, para garantir respostas mais rápidas diante de possíveis ocorrências. “Nós temos todos esses órgãos trabalhando de forma integrada para que, num evento adverso, nós possamos ter essa soma de esforços e ajudar a atender nossa população”, explicou.

A Defesa Civil também reforça as orientações à população durante episódios de chuva intensa. Em casos de alagamentos, subida rápida do nível da água, inclinação de árvores e postes, os moradores devem acionar de imediato o órgão por meio do número emergencial 199. “Nossa equipe sempre está pronta para atender o nosso povo. A orientação é que, diante de qualquer situação de risco, a população entre em contato imediatamente conosco para que possamos agir de forma rápida, preventiva e eficiente”, concluiu Valéria.