Moradores de sete bairros têm até hoje para pagar IPTU com desconto

Fazenda
30/01/2008 09h52

A Prefeitura de Aracaju abriu hoje, quarta-feira, o calendário 2008 de pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Seguindo o cronograma, moradores de sete bairros têm até o fechamento do horário bancário para fazer a contribuição com desconto de até 10%, ou pagar a primeira parte, caso opte pelo parcelamento em 10 vezes sem juros.

Segundo o secretário municipal de Finanças, Jeferson Passos, o pagamento do IPTU pode ser feito em qualquer agência do Banese, Banco do Brasil ou Caixa Econômica. "O calendário proposto pela PMA beneficia com o desconto até este dia 30 os proprietários de imóveis ou terrenos do Centro, São José, 13 de Julho, Salgado Filho, Grageru, Jardins e Atalaia. O desconto é de 10% para quem não tiver débitos anteriores e de 5% para quem for quitá-los", reforça.

O secretário lembra ainda que o calendário de pagamento com descontos segue até o dia 2 de fevereiro, conforme o bairro do contribuinte. Para os que forem parcelar o pagamento, a orientação é observar no boleto as datas das demais parcelas, nos meses subseqüentes. "Quem pagar hoje apenas a primeira parcela, terá o dia 29 de fevereiro para a segunda parcela sem juros ou multa, e assim segue até a décima, em 31 de outubro", exemplifica.

Amanhã, quinta-feira, é o dia limite de desconto para boletos referentes a propriedades nos bairros Siqueira Campos, Suíssa, Luzia, Farolândia e Coroa do Meio. Na sexta-feira o compromisso é do Santo Antônio, Industrial, Pereira Lobo, Ponto Novo, Inácio Barbosa e Mosqueiro. O calendário sofre uma interrupção no Carnaval e retorna no dia 7 e 8 de fevereiro, concluindo com mais outros 20 bairros da capital. Confira a tabela ao lado.

Jeferson Passos explica que Aracaju conta atualmente com 180 mil propriedades, sendo que os donos de 50 mil delas foram isentados pela PMA. Os demais contribuintes já receberam em casa, com antecedência, os boletos de pagamento. Quem não tiver recebido ou perdeu o documento tem as opções de imprimir o boleto no Portal do Contribuinte ou deve procurar a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), na praça General Valadão, Centro.