O Conselho Tutelar do 2º distrito está de casa nova, e quem ganha o presente são as comunidades dos bairros Ponto Novo, América, Novo Paraíso, Capucho, Jabotiana e Siqueira Campos, áreas de abrangência de atuação do órgão. O novo endereço fica na rua Frei Luiz Canolo de Noronha, 161 no Conjunto Costa e Silva, bairro Ponto Novo.
A coordenadora de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Silvana Santos, explicou os motivos da mudança. "Nós recebemos a sugestão dos conselheiros tutelares. Eles alegaram que o antigo endereço era de difícil acesso e não dava visibilidade aos usuários, dificultando um pouco o trabalho", contou Silvana. "Dentro desta perspectiva, nós localizamos a casa do Costa e Silva e passamos para os conselheiros, que de imediato aceitaram a nova sede por respeitar as necessidades estruturais", completou.
A conselheira tutelar Silvania Concércio comemorou a mudança. "A casa é realmente excelente e atende a todas as nossas necessidades, além de ser em uma ótima localização e ter como principal ponto de referência o centro administrativo da prefeitura de Aracaju, localizado na mesma rua. O local é muito amplo e permite um atendimento individualizado e sigiloso, por possuir várias salas", enfatizou a conselheira.
O Conselho Tutelar é um órgão público municipal de caráter autônomo e permanente, cuja função é zelar pelos direitos da infância e juventude, conforme os princípios estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Em Aracaju, existem cinco Conselhos Tutelares, divididos por distritos. Todos recebem total apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Semasc.