Cemar oferece consultas, exames e atendimento especializado

Saúde
18/07/2011 09h27

Serviços médicos gratuitos e uma ampla oferta de especialidades médicas estão ao alcance da população aracajuana. Além da extensa rede de atendimento com as Unidades de Saúde da Família e unidades de emergência Nestor Piva e Fernando Franco, o município conta com o Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) que é voltado para o atendimento gratuito oferecendo consultas, exames e atividades de prevenção. Mesmo concentrando suas duas unidades no bairro Augusto franco e Siqueira Campos, o Cemar também atende a população residente no interior do estado.

Uma coordenadoria geral mais cinco setores administrativos são responsáveis pela gerência dos prédios das duas unidades. As duas Coordenações Técnicas, a Referência em Enfermagem, a Gerência Adminsitrativa e a Comissão de Controle de Infecção Ambulatorial atuam conjuntamente e garantem o suporte dos dois centros de especialidades. O posto do Augusto Franco possui uma capacidade de atendimento menor, mas oferece alguns serviços diferenciados da unidade do Siqueira Campos.

"Os serviços de odontologia, acupuntura e homeopatia concentram suas atividades no posto do Augusto Franco. Lá, também são oferecidos os serviços oftálmicos, dermatologia, neurologia, reumatologia e pneumologia. Aliás, os serviços de acupuntura e homeopatia têm uma procura muito abaixo da meta estabelecida pelo atendimento desta unidade. Em consultórios particulares, estes dois tratamentos são muito procurados e demoram vários meses para a marcação de uma consulta, enquanto o município oferece de forma gratuita, com profissionais especializados e, mesmo assim, não consegue obter um grande número de pacientes", explica a coordenadora geral do Cemar, Graça Barros.  

Siqueira Campos

A unidade do Cemar, no bairro Siqueira Campos, fica localizada na Rua Bahia e possui um quadro de atendimento mais diversificado. Mais de 60 profissionais da área médica atuam em várias funções na unidade. Consultas, exames, atividades de programa de prevenção e até a realização de pequenos procedimentos cirúrgicos compõem a estrutura do local.

Sete setores de gerenciamento são responsáveis pelas especialidades de atendimento, que são: serviços de fisioterapia e reabilitação, atendimento para crianças e adolescentes, serviço de apoio diagnóstico e terapeútico, endocrinologia, cardiologia, programa de DST/Aids e o bloco hospitalar com instalações de leitos para pequenos procedimentos cirúrgicos.

"Cada um destes setores possui um quadro completo de profissionais, em que o paciente recebe o total atendimento e acompanhamento para o efetivo restabelecimento da sua saúde. Além disso, por determinação médica, uma pessoa pode ser redirecionada de uma ala para outra, recebendo total amparo de outros profissionais especializados, sem precisar ir para uma próxima unidade de atendimento de saúde municipal", diz Angélica Cordeiro, gerente do setor de endocrinologia. 

Trabalhos

Dentre as inúmeras atividades e oferta de consultas, o Cemar se destaca pelo serviço de reabilitação e fisioterapia, com atendimento diário de cem pacientes, voltado para  casos mais complexos e menos problemáticos de pessoas que sofreram derrame ou perderam a voz durante traumas e acidentes. Ou ainda, o projeto ‘Mamãe Coruja', que presta apoio às gestantes, reforça a importância dos primeiros exames, o acompanhamento do pré-natal, e oferece palestras sobre alimentação saudável.

Outro atendimento diferencial no Cemar é o serviço de endocrinologia em que pacientes recebem aparelhos e fitas para o controle diário da glicemia e, no final do mês, todos os resultados são trazidos para os médicos que controlam regularmente os nivéis glicêmicos apresentados. Além disso, esse setor realiza trabalhos educativos com grupos da terceira idade, tanto através da apresentação de palestras sobre temas relacionados aos cuidados com a saúde em geral, quanto desenvolve atividades físicas e de lazer específicas para essa faixa etária.

DST/Aids

Existe um setor de acolhimento do programa DST/Aids em que diversos profissionais, como psicólogos, nutricionistas, infectologistas, pneumologistas e outras especialidades, se revezam para o completo tratamento desses pacientes. Segundo Graça Barros, esse programa possui um acompanhamento médico com o objetivo de atender as necessidades gerais dos pacientes.

"O programa DST é porta aberta, ou seja, os pacientes podem vir de qualquer lugar para a realização de exames, mas antes passam por palestras e serviços de orientações com psicólogos. Quando os pacientes chegam, são bem tratados e tem um acompanhamento mais detalhado. Para este programa, as unidades básicas podem redirecionar o paciente à Cemar. Eles podem vir marcados por estes centros ou até pelos hospitais quando detectam esta patologia", explica.

Marcação

Os médicos das unidades básicas de saúde é que identificam quais pacientes necessitam dos serviços especializados da Cemar. Em caso de indicação, o paciente realiza a marcação da sua consulta no próprio posto de saúde em que foi inicialmente atendido, apresentando a sua carteira do SUS e um documento de identificação. Depois de marcar, ele recebe um documento que confirma o dia, hora e o profissional já designado para o atendimento. Todas estas especificações têm o objetivo de equilibrar o número de consultas entre os profissionais, distribui as vagas dos pacientes provenientes da capital e interior, além de indicar quais pessoas são consultados pela primeira vez e os que estão indo para retorno.