Uma equipe do Programa Academia da Cidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participará do Projeto Brincando na Praça, que vai acontecer neste sábado, 20, na Praça da Juventude, localizada no bairro Augusto Franco. Na praça, a Prefeitura Municipal de Aracaju vai disponibilizar atividades esportivas, de lazer, cultura e arte, das 9h às 17h.
O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). Como em outras atividades, a PMA vai agregar ações de várias secretarias e órgãos do município, como a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Fundação Cultural de Aracaju (Funcaju) e Secretaria Municipal da Saúde.
Segundo o coordenador de Atividades Físicas do Programa Academia da Cidade, Magno Carvalho, a integração entre as secretarias é fundamental para o sucesso do evento. "O trabalho será dirigido por um educador físico e dois estagiários. Este semestre, intensificamos os nossos contatos com vários órgãos municipais como a Semel, a Emurb, a Emsurb e a Funcaju", afirma.
O secretário de Saúde e vice-prefeito de Aracaju, Silvio Santos, também aposta na união entre diferentes setores para dinamizar as ações da administração municipal. "Essa integração entre os órgãos e setores da Prefeitura tem sido muito importante. E essa intersetorialidade tem contribuído muito para os avanços das atividades da Secretaria Municipal da Saúde", afirma.
Programação
As atividades terão início com exercícios de ginástica e alongamento. A programação deste sábado também inclui atividades esportivas como futvôlei, judô, karatê, voleibol, handebol, futebol de praia, capoeira, prática de jogos lúdicos e de lazer, como xadrez, dominó, dama, tênis de mesa, cabo de guerra, peteca, corda pra pular, bambolê, tamanco chinês, futebol de mesa, bola de gude, perna de pau. O público também poderá conferir a apresentação de grupos de dança, além da exibição de espetáculos teatrais, filmes e atividades de pintura e desenho.
Praça
A Praça da Juventude foi inaugurada em maio de 2010. Com uma área de 20.400 m², o local é modelo no país para prática de atividades esportivas. A praça tem uma completa infraestrutura para atletismo, conta com ginásio poliesportivo, pistas oficiais de atletismo para caminhada, quadra de vôlei de praia e futevôlei, e uma pista emborrachada, que reduz o impacto do atleta com o chão. Além disso, o espaço ainda conta com campo de futebol, pista de skate e um anfiteatro para apresentações culturais.