Conselheiros Locais de Saúde tomam posse hoje

Saúde
07/11/2011 14h08

Nesta segunda-feira, 7, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai dar posse a 412 conselheiros locais de saúde. Eles foram eleitos durante as Conferências Locais realizadas em maio e junho deste ano. A posse coletiva vai acontecer às 19 horas, no Auditório João Paulo II do Seminário Maior da Arquidiocese de Aracaju, no Lamarão.

Os conselheiros locais empossados terão um mandato de, no mínimo, dois anos, até a realização da próxima conferência municipal de saúde. "A atuação dos Conselheiros é de extrema importância para o aprimoramento dos serviços de saúde na capital. Eles são usuários e trabalhadores que conhecem bem o funcionamento do serviço e nos auxiliam a monitorar e implementar políticas públicas de saúde que beneficiem, tanto a comunidade, como a atuação dos trabalhadores da rede", explica Edvaldo Nogueira.

"Cada uma das 43 Unidades de Saúde da Família possui seu conselho local composto por representantes de usuários, trabalhadores da saúde, gestores e prestadores. O número de conselheiros varia de acordo com a capacidade instalada da Unidade: 8 ou 12 membros", explica Hélio Farias, diretor de Planejamento e coordenador do Núcleo de Conselhos da Secretaria Municipal de Saúde.

Os Conselhos Locais de Saúde são colegiados que atuam no território de cada Unidade de Saúde da Família, realizando um trabalho integrado com as próprias Unidades zelando pelo seu bom funcionamento através do acompanhamento diário de suas atividades. Cada conselho local se reúne ordinariamente uma vez por mês onde são definidas pautas de discussão de melhorias para a Unidade.

"Esse é um momento muito importante. Os Conselhos Locais de Saúde têm um papel fundamental na construção democrática do SUS. Estreitam o relacionamento da comunidade com a Unidade de Saúde, acompanhando o funcionamento e contribuindo com sugestões que viabilizam melhorar sempre a prestação de serviço", afirma o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.

Durante a Posse Coletiva, quatro conselheiros locais serão homenageados representando os quatro pólos de saúde de Aracaju: Leonídio de Barros e Silva - pólo 1; Olga Dias de Menezes Filha - pólo 2; José Gomes - pólo 3 e Maria José Souza Santos (Dona Palia) - pólo 4.