A Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com a o Sistema Aprende Brasil , da Editora Positivo, realizou na noite dessa quinta-feira, 16, no Centro de Convenções de Sergipe, a abertura do I Fórum municipal de Práticas Educativas em Educação Infantil e Ano Inicial do Ensino Fundamental. Além de professores e gestores de escolas da rede de ensino de Aracaju, o evento também conta com a participação de representantes de Manaus, Curitiba e de capitais do Nordeste.
Os convidados foram recebidos com festa pela Semed. Palhaços e malabaristas deram às boas vindas. No auditório, os participantes foram recepcionados ao som da voz suave do cantor e compositor sergipano, Minho San Liver. E com uma exposição de fotos e materiais didáticos, que são utilizados para aprimoramento dos conteúdos curriculares.
“Estamos felizes de reunir tantas pessoas que dedicam parte de suas horas para o desenvolvimento de crianças. É preciso assegurar a todos meninos e meninas as condições plenas do seu desenvolvimento. É preciso entender que exatamente no momento que a criança se insere no ambiente escolar, que ela passa a conceber uma nova realidade na sua vida. Nós que fazemos a Secretaria de Educação de Aracaju estamos empenhados nesse proposito, porque entendemos que aprender significa muito mais que a composição de letras e sílabas, mas entrar em contato com o universo do conhecimento”, disse a Secretária de Educação, Josevanda Franco.
Até à tarde desta sexta-feira, 17, professores irão compartilhar praticas exitosas em sala de aula. O objetivo é de possibilitar ao educador uma visão ampla da necessidade de produzir práticas sistematizadas e comprometidas com a qualidade pedagógica.
Durante sua fala na abertura do Fórum, a coordenadora pedagógica regional do Sistema de Ensino Aprende Brasil, professora Maria Cristina Rodrigues, ressaltou que a Editora Positivo conta com uma equipe de profissionais especializados, para fornecer aos professores e coordenadores das escolas todos os subsídios para o aperfeiçoamento da equipe técnico-pedagógica, garantindo a funcionalidade do sistema por meio de cursos e atendimentos pedagógicos personalizados. “Criar esse Fórum que tem como tema “Entre um conto e outro, um encontro” é a validade de todo um encaminhamento do projeto pedagógico. Esse momento não é casual. S e trata de um momento onde os mestres irão abrir as portas das salas de aula e contar suas práticas. Os mestres que vieram de vários lugares do Brasil”, concluiu Maria Cristina.
Através do Sistema de Ensino Aprende Brasil, educadores de Aracaju disponibilizam a seus alunos materiais didáticos e tecnologia de ponta. Isso significa oportunidades iguais, inclusão digital e, principalmente, uma formação capaz de desenvolver plenamente as potencialidades de cada aluno, preparando-o para o exercício da cidadania.
“A nossa experiência precisa ser vista. Não basta Aracaju estar integrado ao Aprende Brasil é preciso que outros municípios também possam avançar na construção de uma sociedade que verdadeiramente represente a nossa nacionalidade e que assegure o direito às crianças”, ressaltou a Secretária Josevanda Franco.
Ao fim do primeiro dia do Fórum, os professores participaram de um momento de confraternização no coffe breack e se encantaram com, a apresentação do artista sergipano César Leite e a boneca de pano Genoveva.