Aracaju registra queda de mais de 84% dos casos de dengue em janeiro

Saúde
07/02/2013 14h39

Em janeiro de 2013, Aracaju registrou queda de 84,8% dos casos notificados de dengue quando comparado ao mesmo período de 2012.  Para a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Taise Cavalcante “esta é mais uma prova que a Secretaria de Saúde de Aracaju está no caminho certo para o combate a epidemia. Até o momento, foram 58 notificações da doença, sendo confirmados apenas dois casos de dengue tipo clássico. Em janeiro não houve nenhum caso de dengue hemorrágica”, disse Taise, lembrando que em janeiro do ano passado, a Vigilância Epidemiológica de Aracaju notificou 381 casos, sendo confirmados 189 como dengue clássica e um caso positivo de dengue hemorrágica.

Prevenção

Reforçando a eliminação do mosquito transmissor da doença, Aedes Aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) comunica que desde o dia 4 de fevereiro o Carro Fumacê da Secretaria de Estado da Saúde (SES) circula em 16 bairros da capital.  O veículo atua sempre no final da tarde, dispersando gotículas de inseticida no ar com o objetivo de eliminar o mosquito da dengue já adulto.

Mas, conforme Taíse, para garantir o bem estar da população é importante primeiramente prevenir locais com acúmulo de água limpa e parada, eliminar larvas, ovos e criadouros do mosquito. “Para isso, a SMS também promove uma rotina de ações de prevenção como as atividades educativas junto à população, e os mutirões de agentes de endemias que atuam nas ruas, ambientes públicos e residências da cidade”, conclui.