Capoeira reúne animação e ritmo durante mutirão

Agência Aracaju de Notícias
02/03/2013 17h18
Início > Notícias > Capoeira reúne animação e ritmo durante mutirão

É preciso ter molejo e desenvoltura. Antes de ser uma luta, a capoeira chega a ser um estilo de vida, com ritmo que tem em sua essência o som do berimbau. Essa prática vinda da África, aflorada no estado da Bahia e disseminada por todo o Brasil, foi uma das artes esportivas vistas durante o mutirão no bairro Almirante Tamandaré.

A rodinha montada em frente ao palco reuniu crianças, adolescentes e adultos praticantes da capoeira. Um passo para cá, outro para lá, o jogo de pernas e mãos coordenadas no esporte que mais parece uma dança de tão ritmado pelo som latente que o impulsiona.

Apoiado pela Secretaria de Defesa Social e Cidadania, o projeto Amiguinhos é o responsável por desenvolver essa atividade. Criado quando João Alves Filho era governador do Estado, o grupo antes era de responsabilidade da SSP, mas no ano passado deixou de apoiar. Agora que assumiu a Prefeitura de Aracaju, João Alves decidiu retomar o apoio necessário para que o projeto continue a ser desenvolvido.

Ana Patrícia, de 36 anos, é uma das participantes do projeto e já joga capoeira há dois anos. "Fui estimulada pelo Mestre Lázaro, e não consigo mais parar. É uma alegria muito grande fazer parte dessa atividade e incentivar outras pessoas a praticarem também", contou a capoeirista que se preparava para entrar na roda.

Outro integrante do projeto é o novato Adelson da Conceição Santos, de 20 anos. "Acabei de começar, mas já estou gostando muito e pretendo continuar. Além de ser bom para o corpo, ainda faz bem para alma", ressaltou o jovem.

O projeto

O projeto Amiguinhos não trabalha apenas com a capoeira. Através dele são desenvolvidas uma série de outras ações que têm como objetivo a integração social. Reforço escolar, arte e esporte são os focos das atividades do Amiguinhos.

O coordenador Sandro Soares afirmou que hoje participam 120 crianças, entre 6 e 16 anos de idade, e cerca de outras mil já foram contempladas pelas ações. "Só com a capoeira já temos extensão no Robalo e no Santo Antônio e pretendemos desenvolver ainda mais".

A secretaria da Defesa Social e Cidadania, Georlize Teles, contou que o sucesso é tão grande que o projeto já foi indicado a um prêmio nacional. "Temos muito orgulho do projeto Amiguinhos e vemos que ele tem trazido ótimos resultados, por isso, fazemos questão de apoiar", destacou a secretária que disse ainda que pretende estender o modelo do projeto para outras comunidades.