Vigilância Sanitária orienta comerciantes do Mercado

12/03/2013 17h26

O pescado deve ter pele firme, bem aderida, úmida e sem a presença de manchas. Os olhos devem ser brilhantes e salientes. Os crustáceos devem ter cor própria da espécie e não apresentar cor alaranjada ou negra na carapaça. Estas foram algumas das orientações dadas  pela Vigilância Sanitária Municipal aos vendedores de peixes e mariscos do Mercado Municipal Governador Albano Franco. A escolha destes comerciantes ocorreu por causa da proximidade da Semana Santa, quando peixes e crustáceos são mais vendidos.

As orientações foram feitas, nesta terça-feira, 12, numa das alas do mercado a um grupo de comerciantes, pela gerente de alimentos da Vigilância Sanitária, Nazaré Aragão. “Nós passamos para os feirantes os cuidados necessários para manter estas bancas  e distribuir cartilhas com informações, nesse primeiro momento”.

Depois, segundo Nazaré, será feito um cadastro de todas as bancas e, em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), ver se as sugestões para melhorias foram adotadas. Na próxima quinta-feira haverá a primeira inspeção, quando será dado o prazo de 30 dias para que os comerciantes se adequem às normas da Vigilância Sanitária.

O Diretor de Espaços Públicos da Emsurb, Luiz Carlos, disse que as orientações da Vigilância Sanitária serão seguidas e aqueles que não cumprirem as determinações poderão perder a permissão de comercializar no mercado.

Melhorias

A iniciativa da Vigilância Sanitária  agradou comerciantes como Luciene Costa Santos, que há sete anos vende camarão. “É bom sabermos o que podemos ou não fazer.  E é bom termos alguém para nos explicar como cuidar dos crustáceos. Essa é primeira vez que vejo alguém nos orientando aqui no mercado”, disse Luciene.

Para Josilene Souza dos Santos, que há dez anos vende camarão, quanto mais as bancas estiveram arrumadas, seguindo os padrões de segurança, melhores serão as vendas, principalmente nesta época. Assim como Luciene, essa é a primeira vez que ela recebe orientações de como acondicionar e vender os camarões.