CGM vai implantar Ouvidoria Geral do Município

Controladoria Geral do Município
05/07/2013 11h03

O secretário-chefe da Controladoria Geral do Município (CGM), o economista Lion Schuster, anunciou que a atual Gestão Pública de Aracaju vai tornar a máquina administrativa mais ágil e eficiente e também irá implantar a estrutura da Ouvidoria Geral do Município, um dos braços estruturais da CGM. Segundo Schuster, o uso de novos procedimentos administrativos e tecnológicos por parte da Prefeitura fará a gestão dos recursos orçamentários e financeiros ser mais célere e eficaz e a Ouvidoria será um importante instrumento em defesa das reivindicações do povo.

Para Lion, o prefeito João Alves Filho está cumprindo o que prometera em campanha e colocando em prática os compromissos assumidos no período eleitoral. "João está criando esse órgão que é de interesse de toda a sociedade e já está adotando um conjunto de medidas que visa assegurar o cumprimento de prazos e condições legais, imprescindíveis para honrar compromissos de natureza contratual", afirma Lion.

Outro ponto destacado pelo secretário-chefe da CGM é o compromisso com a correta prestação de contas por todos os órgãos e entidades do Município, tanto em relação aos órgãos de controle interno e externo, como à sociedade, sobretudo quanto à materialização do princípio constitucional  da transparência.

Para o secretário-chefe da Controladoria Geral do Município, as análises e tramitações de milhares processos que vêm sendo feitas de forma insatisfatória e manualmente serão, a partir de agora, substituídas pela utilização racional de ferramentas tecnológicas desenvolvidas na CGM, através das quais é possível ter o controle eficaz das diversas etapas que compõem o ciclo orçamentário, a realização da despesa e a prestação de contas.

De acordo com Lion Schuster, todos os órgãos da Prefeitura passam a dispor de novas rotinas operacionais, exclusivamente em meio digital. "Essas medidas trarão um ganho de qualidade expressiva na gestão pública, na medida em que aumentarão a eficácia, economia de recursos e segurança jurídica na atuação dos órgãos e entes municipais".

Por fim, o secretário Schuster informou que a Ouvidoria Geral do Município, que será mais um canal à disposição do contribuinte e um portal de transparência da Administração João Alves é mais uma conquista do povo. Ele explicou que a CGM vai coordenar todo o trabalho da Ouvidoria e exigir das Secretarias e órgãos públicos municipais a resposta imediata com a resolução dos problemas do povo da capital.