Dia do Homem é marcado pela oferta de exames e consultas em Aracaju

Saúde
15/07/2013 16h02

Neste dia 15 de julho foi celebrado o Dia Mundial do Homem e a população masculina de Aracaju foi homenageada com oferta de exames, consultas e palestras promovidas especialmente para eles em mais de 10 Unidades de Saúde da Família (USF) situadas entre as Zonas Norte e Sul da capital.  A secretária da Saúde, Goretti Reis explica que o objetivo da ação foi incentivar os homens a cuidar melhor da própria saúde.  

A ideia é reforçar a importância da atitude preventiva, pois a prática da prevenção é a cultura que queremos disseminar entre a nossa população de homens”, explica Goretti, que na manhã desta segunda-feira também felicitou pessoalmente os homens que trabalham nos setores administrativos da Secretaria Municipal da Saúde, presenteando-os com chocolate e um cartão que trazia a mensagem: “Não importa o Homem que você é. Seja do tipo que cuida da Saúde”.

Atividades como palestras educativas e realização de exames de glicemia capilar, testes rápidos para detecção de DSTs, verificação da pressão arterial, consultas com clínicos e imunização contra Hepatite B e dupla viral, além de cortes de cabelo e sorteio de brindes foram  alguns dos serviços que os atraíram às unidades.

O instalador de equipamentos de segurança Euller Batista dos Santos, 38 anos, aproveitou o dia para fazer exames de glicemia na USF Ávila Nabuco, no Conjunto Médice. “Pela primeira vez em anos voltei a fazer meus exames preventivos. De agora em diante quero cuidar melhor da saúde sempre”, disse Euller.

O aposentado Antônio Sotero Barbosa, 65 anos, também aprovou as ações do dia do Homem em Aracaju. “Foi uma ação muito bem pensada. O homem também deve se cuidar melhor para viver mais, essa é a única maneira de aproveitar a vida sem transtornos e chegar à velhice com vitalidade”, afirmou Antônio, que foi à Unidade de Saúde do bairro Luzia e revela que já mantém cuidados como alimentação equilibrada e a prática de hidro ginástica.

 

Programa Saúde do Homem

 

Nas Unidades de Saúde da Família, o coordenador do Programa de Saúde do Homem, Fabrício Almeida, promoveu palestras e rodas de conversa, reforçando que cuidados com a saúde devem ser constantes, e que quando os homens não se cuidam ficam vulneráveis ao risco de desenvolver doenças graves como diversos tipos de câncer, incluindo o de próstata, e as doenças cardíacas, que hoje são causas de morte em todo o Brasil. “Os serviços de saúde de Aracaju estão de portas abertas para receber o público masculino sempre que quiser e precisar”, enfatizou.