CGM e Tribunal de Contas discutem capacitação para servidores

Controladoria Geral do Município
22/08/2013 16h33

O diretor do departamento de Auditoria da Controladoria Geral do Município, Elcarlos Mendonça, compareceu ao Tribunal de Contas do Estado de Sergipe representando o secretário-chefe da Controladoria Geral do Município, Lion Schuster. Durante o encontro, Elcarlos solicitou ao conselheiro Ulices Andrade Filho e diretor da Escola de Contas (ECOJAN) que analisasse  o pedido para capacitar os servidores da CGM através de cursos nas áreas de licitação, contratos, auditoria e convênios. Inicialmente, segundo Elcarlos, a equipe da Controladoria que receberá treinamento por intermédio da Escola de Contas "Conselheiro José Amado Nascimento" será formada por 25 funcionários.

"Nossa equipe está sendo formada agora e nós precisamos capacitá-la, então viemos buscar, junto à Ecojan, a possibilidade de alguns cursos de capacitação na área de licitação, contratos, auditoria, convênios para 20 a 25 pessoas", Elcarlos Mendonça.

O conselheiro Ulices Andrade Filho se manifestou favorável à ideia da CGM por entender que o Tribunalde Contas precisa se aproximar das Prefeituras. "Não é interessante para nós esperarmos que a administração pública cometa erros, pratique irregularidades por desconhecimento da legislação pertinente. Estamos aqui para fiscalizar o dinheiro público e queremos que os gestores cuidem do erário com zelo", pontuou o conselheiro.

Para Ulices Andrade, o Tribunal recebe muitos documentos com erro formal, com informação desencontrada e tudo isso gera o acúmulo de processos, ocupando os conselheiros e as equipes de auditoria e fiscalização com análise de problemas que poderiam ser evitados.

"Se nós prepararmos esses servidores da CGM e das demais Secretarias isso vai aliviar a nossa pauta, tendo reflexo na redução de novos processos. Quando você qualifica pessoas pra fazer o trabalho correto, o resultado é o ganho generalizado com a criação de um círculo virtuoso. O objetivo é esse: capacitar, treinar para que o serviço seja feito dentro dos ditames legais, salientou Ulices Andrade.