PMA licita centralização de pagamento de salário

Fazenda
12/09/2013 16h27

Os secretários Nílson Lima (Fazenda) e Luciano Paz (Planejamento), participaram, na tarde da quarta-feira,11, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos de uma entrevista coletiva com a imprensa sergipana. O foco do encontro foi a licitação da folha de pagamento dos servidores municipais.  O secretário da Fazenda assegura que não haverá qualquer prejuízo ao servidor público e que o processo licitatório abrangera todas as instituições financeiras principalmente as oficiais.

O secretario de Comunicação do município de Aracaju, Carlos Batalha,  abriu o evento, comunicando que os secretários estariam  a disposição para  os esclarecimentos sobre o anúncio da licitação e agradeceu  a toda imprensa presente. Na continuidade, o secretário Nílson Lima inciou sua fala informando que a instituição vencedora  dará oportunidade para os servidores busquem as alternativas adequadas com os bancos que mais lhe agradarem.

"Temos o Banese que é o centralizador da conta única e todos os recursos que arrecadamos, provenientes de receitas próprias ou receitas transferidas pelo governo estadual são remetidos  para a conta única do Banese''. " Não haverá qualquer mudança na sistemática da conta única" os recursos recebidos do  governo federal vindo através do Banco do Brasil  são  transferidos para a conta única do Banese quando há necessidade de efetuar pagamentos a terceiros. Com relação aos recursos transferidos  através de convênios, serão  utilizados para pagamento direto ou transferência para conta única", afirmou Nílson Lima.

O secretário  informou ainda que  não está sendo mudada a sistemática de conta única. Ele afirma que a  alteração tem simplesmente o objetivo de consolidar o processo que já esta em andamento. Hoje, ele informa que há em torno de 60% dos servidores recebendo seus salario através do Banese, 25% através da Caixa Econômica  e os demais pelo Banco do Brasil. A folha de pagamento do município hoje é de R$ 53 milhões.

Outro ponto  de grande relevância abordado pelo secretário Nílson Lima  é o fato da  Prefeitura manter contrato com uma empresa financeira para administrar o sistema da folha de pagamento da Prefeitura, isso tradicionalmente se chama como licitação. "Em Sergipe, tradicionalmente  temos as instituições oficiais, Banco do Brasil, Caixa e Banese que fazem o pagamento da folha. Mais nada impede que o servidor, escolha uma instituição privada para movimentar sua conta", reforçou o secretário.

A novidade é que com o  processo de licitação  a prefeitura  espera arrecadar em torno  de R$ 40 milhões, que serão direcionados para beneficiar o município.No mercado financeiro, esse tipo de movimentação se traduz em oportunidade. "E nós sempre  fizemos isso através do Banese, Banco do Brasil e Caixa Econômica sem cobrar nada", disse Lima. Também na oportunidade, o secretário de Planejamento, Luciano Paz, atentou que a nova movimentação financeira já é praticada em outras cidades, incluindo a vizinha da capital, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto e outros do interior do Estado.

O secretário Nílson Lima explicou que foi preciso buscar novas alternativas de capacitação de recursos financeiros, a decisão de praticar uma nova política financeira, diante do agravamento da situação fiscal em que se  encontrava a Prefeitura quando a atual gestão assumiu o município. Completamente endividada, a Prefeitura de Aracaju parecia mergulhada em um caos total. "Hoje, apesar do pouco  tempo,  já avançamos muito, pagamos boa parte dos débitos, e estamos trabalhando para sanar todas as dívidas", atentou Nílson.