Georlize recebe representantes do Sindicato dos Bancários para falar sobre Procon Municipal

Defesa Social e Cidadania
12/09/2013 19h12

Na tarde da última segunda-feira, 9, a  secretária da Defesa Social e da Cidadania,  Georlize Teles, recebeu  representantes do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB-SE), para discutir a criação do Procon Municipal e sua política de atuação.

O presidente do SEEB-SE, José Souza de Jesus, iniciou a conversa parabenizando a iniciativa da secretaria pela criação do Procon Municipal, pontuando que o Sindicato considera de grande importância  que o órgão se firmem, a fim de fazer valer a legislação que assegura os direitos dos cidadãos que utilizam os serviços das instituições financeiras.

Na oportunidade, a secretária lembrou que, quando foi chamada a assumir a titularidade da pasta, percebeu que havia em sua secretaria órgãos importantíssimos para a construção efetiva da cidadania dentro da esfera do Governo Municipal, a exemplo do Procon, reiterando que ela, junto ao coordenador Geral  do órgão, Arivaldo Barreto, estão estruturando  o Procon para dar a ele a eficiência esperada.

Satisfeito com a seriedade do encaminhamento com que a secretária está conduzindo a formatação do Procon Municipal, o presidente do SEEB-SE, José Souza de Jesus,  colocou  o Sindicato à disposição, para apoiar e trazer sugestões para os gestores, a fim de que possam ter subsídios de informações, atinentes aos problemas mais comuns encontrados  no dia a dia das agências bancárias. A secretária endossou   a  importância  da participação e contribuição do SEEB-SE para a formatação das políticas institucionais a serem implementadas pelo Procon Municipal.

Segundo Georlize Teles, no primeiro momento o caminho de atuação será o de educar os diversos atores envolvidos. "Queremos que a legislação seja respeitada, uma vez que, quando a legislação é respeitada o cidadão também o é", afirmou Georlize, expondo a satisfação pelos resultados já percebidos, através das visitas educativas, mesmo em tão pouco tempo de atuação.

O coordenador-geral do Procon Municipal, Arivaldo Barreto, lembrou que o espectro de atuação do Procon Municipal , no que tange aos bancos, irá muito além da cobrança da tão propalada Lei dos 15 minutos. Questões como acessibilidade, segurança, banheiros para usuários, entre outras, estarão sob a vigilância do órgão. Por fim, Georlize Teles reforçou que o Procon Municipal tem como premissa máxima orientar-educar, fiscalizar e responsabilizar quando se fizer necessário, e que, em breve , a população contará com os serviços num espaço cidadão que privilegia a facilidade de acesso para todos.