Arcebispo de Aracaju e senadora Maria do Carmo visitam Abrigo Sorriso

Assistência Social e Cidadania
30/09/2013 15h05

As 43 crianças acolhidas no Abrigo Sorriso, unidade da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), receberam na tarde da última sexta-feira, 27, a visita do Arcebispo de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa. O líder da Igreja Católica em Sergipe foi recepcionado pela primeira-dama do município, a senadora Maria do Carmo Alves, e pela secretária municipal da Família e da Assistência Social, Selma Mesquita. 

Impressionado e encantado com as crianças, que têm idade entre zero e seis anos, Dom Lessa caracterizou o Abrigo Sorriso como "um lugar de misericórdia". Isso porque, as crianças ali acolhidas são encaminhadas pelo Juizado da Infância e da Juventude, por diversas razões, entre elas, o abandono. "A gente se coloca diante de Deus nesse momento e pede a Deus que encaminhe pessoas que acolham no coração essas crianças e criem condições de vida para elas", disse o Arcebispo.

Ao chegar à área de lazer, Dom Lessa foi cercado pelas crianças e com elas passou mais de uma hora, ouvindo-as e respondendo às suas curiosidades - queriam saber o que ele carregava no peito. "É Jesus crucificado", dizia Dom Lessa aos pequenos, referindo-se ao Crucifixo. A visita às instalações começou pelo berçário, onde são acolhidos bebês com até um ano de idade. Atualmente somam 11. O mais novo, um prematuro, tem pouco mais de um mês de vida.

Dom Lessa disse às crianças que a partir daquele dia cada uma delas estaria em suas orações. "A adoção não é muito fácil, mas sabemos que existem pessoas que podem acolher, mas é preciso que a Justiça abra mais os caminhos para a adoção, dar melhores condições para o processo. Mas, por outro lado, sabemos dos riscos, de como pode ser perigoso para a criança cair em mãos erradas", enfatizou Dom Lessa.

O arcebispo foi ao Abrigo Sorriso acompanhado do pároco do conjunto Santa Tereza, padre Anderson, que benzeu as instalações da casa de acolhimento institucional. Depois de visitar aas dependências do abrigo, Dom Lessa fez uma oração e cantou com as crianças "Mãezinha do Céu".  Ao final falou: "Mãezinha do Céu cuida de vocês através dessas mães aqui, porque pai e mãe são aqueles que cuidam, que dão atenção".

Dom Lessa encerrou sua visita abençoando as crianças e citando a passagem da Bíblia Sagrada na qual Jesus Cristo diz: "deixai vir a mim as criancinhas, porque delas é o Reino do Céus". Para a secretária Selma Mesquita, a visita do Arcebispo foi um momento de paz, oração e descontração para a criançada. "Eles adoraram a visita de Dom Lessa, se sentiram à vontade para conversar e brincar com ele. Foi muito agradável", disse Selma Mesquita.

Para a secretária, o Abrigo Sorriso é um espaço especial. "Nós temos muito carinho por esta casa. Não queríamos que existisse, queríamos que toda criança tivesse um lar, mas já que existe, nos empenhamos em fazer o melhor por elas", completou.