Aracaju vai concorrer como sede para Jogos Universitários de 2014

Juventude e Esporte
30/09/2013 18h53

O prefeito João Alves Filho recebeu hoje, 30, em seu gabinete, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, o presidente da CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário), Luciano Cabral, que apresentou o projeto do JUBs (Jogos Universitários Brasileiros). O objetivo da visita foi convidar o prefeito a lançar Aracaju como candidata a sediar os Jogos em 2014.

Após a ida à Manfredônia, na Itália, para a realização do Mundial de Vôlei de Praia Estudantil, o prefeito João Alves viu na cidade italiana um excelente exemplo de superação, já que era um município com problemas financeiros e que enxergou no turismo esportivo a possibilidade de reverter o quadro de crise. Com esse objetivo, o prefeito João Alves vê na possibilidade de sediar o JUBs mais uma oportunidade de fomentar o turismo local.

"Somos fortes candidatos a trazer os jogos a Aracaju, graças à infraestrutura existente em nossa capital para a realização de eventos esportivos. Um número relevantes de estudantes participa dos Jogos Universitários, o que nos deixa bastante animados com a possibilidade de sediarmos o JUBs. O presidente vê com bastante  simpatia o nosso pleito, por isso, vamos a Goiânia prestigiar os Jogos desse ano como candidatos para tentar conseguir essa vitória, que significa muito para o turismo na capital", declarou o prefeito.

De acordo com o secretário da Juventude e do Esporte, Carlos Eloy, o JUBs é um dos maiores eventos nacionais que poderá trazer para Aracaju cerca de quatro mil pessoas de todos os estados brasileiros, entre atletas e dirigentes. "Temos a esperança muito grande que no futuro esses atletas retornem à nossa cidade com suas famílias. Além da parte esportiva, estaremos em toda mídia nacional destacando potencialidades de nossa capital", disse o secretário destacando que, para sediar os Jogos, Aracaju será responsável pela parte da logística de transportes para participantes, a CDBU com investimentos das hospedagens e alimentação de toda a delegação.

Empolgado com a possibilidade da realização dos Jogos Universitários em Aracaju, o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Walker Carvalho, disse que fará o possível para que Aracaju seja sede do JUBs. "Teremos uma alavancagem muito grande no turismo durante os Jogos, com 28 mil diárias na hotelaria de Aracaju, praticamente usando a totalidade do mercado hoteleiro".

O presidente da CDBU, Luciano Cabral, disse que existe uma grande possibilidade de Aracaju sedias os Jogos e que tem bastante interesse que os jogos voltem ao Nordeste. "A nossa intenção é que ele percorra todo o país sempre intercalando com o Sul e Nordeste brasileiro. Nas últimas edições os JUBs aconteceram no Sul e Sudeste. Esse no será no Centro-Oeste, em Goiás. Aracaju é uma cidade que nos interessa bastante pela capacidade hoteleira e o interesse do prefeito, que colocou toda a sua disposição em apoiar o esporte educacional, tendo o entendimento do valor do esporte para o Brasil".