Consultor da Semfaz encerra seminário na controladoria

Fazenda
29/11/2013 18h10


O consultor técnico da Secretaria Municipal da Fazenda, Marcos Dias, encerrou o primeiro seminário "Convivendo e Aprendendo em Casa", promovido pela Controladoria Geral do Município falando sobre a implantação e os procedimentos visando uniformizar técnicas contábeis após a elaboração do plano de contas aplicado ao setor público.

Segundo consultor técnico da SEMFAZ, os novos procedimentos vêm atender, por exemplo, licitação de sistemas, patrimonial, folha de pagamento, almoxarifado que tem que se comunicar com a contabilidade, para isso os técnicos da área contábil de cada secretaria estão se empenhando para fazer com que a ferramenta que tem hoje possa se aproximar ao novo Plano.

Para a coordenadora Cybelle Carla, o resultado foi satisfatório. "O seminário da CGM atendeu plenamente os objetivos traçados pela Controladoria de promover a capacitação para atuação do servidor nas inspeções, assistência e orientações técnicas. Todos os servidores puderam constatar a troca de experiências'' afirmou.

Marcos Dias revelou que a portaria do Tesouro Nacional normatiza a Lei de Responsabilidade Fiscal e determina que o Município, o Estado e o Governo Federal devem implantar em 2013 o plano de contas aplicados ao setor público (PCAPS).

Segundo o técnico da Secretaria da Fazenda de Aracaju essa determinação vem de 2010, para o governo, 2011 para os estados e 2013 para os municípios. "Devido às mudanças na campanha eleitoral, a gestão anterior não iniciou a implantação e os procedimentos que iam atender a Lei. Nós estamos fazendo com que o sistema que temos hoje atenda parcialmente a essa implantação e será obrigatória pela a portaria 753 da STN. 

Estamos conscientizando todos nas secretarias para que eles se atualizem. A CGM precisa, junto com a fazenda, amenizar as consequências da não implantação ou implantação parcial'', destacou.


A implantação da PCAPS  vai unificar todos os órgãos estaduais ,municipais e federais. "O plano de contas vai ser único, a comunicação vai ser uma em todos os órgãos. A forma de fazer auditoria também  vai ser modificada. Vamos ter que trabalhar com o plano atual e em paralelo com o Pcapsi, ressaltou Dias.