Consultor da Semfaz encerra Seminário da CGM

Controladoria Geral do Município
30/11/2013 09h26

O consultor técnico da Secretaria Municipal da Fazenda, Marcos Dias, encerrou o primeiro seminário "Convivendo e Aprendendo em Casa", promovido pela Controladoria Geral do Município falando sobre a implantação e os procedimentos visando uniformizar técnicas contábeis após a elaboração do plano de contas aplicado ao setor público.

Segundo o consultor técnico da SEMFAZ, os novos procedimentos vem atender, por exemplo, licitação de sistemas, patrimonial, folha de pagamento, almoxarifado que tem que se comunicar com a contabilidade, para isso os técnicos da área contábil de cada secretária estão se empenhando para fazer com que a ferramenta que tem hoje possa se aproximar ao novo Plano .

Para a coordenadora Cybelle Carla, o resultado foi satisfatório. ‘'O seminário da CGM atendeu plenamente os objetivos traçados pela Controladoria de promover capacitação para atuação do servidor nas inspeções, assistência e orientações técnicas. Todos os servidores puderam constatar a troca de experiências'' afirmou.

Marcos Dias revelou que a portaria do Tesouro Nacional normatiza a lei de responsabilidade fiscal e determina que o município, o estado e o governo federal devem implantar em 2013 o plano de contas aplicados ao setor público (PCAPS).

Segundo o técnico da Secretaria da Fazenda de Aracaju essa  determinação vem de 2010, para o governo ,2011 para os estados e 2013 para os municípios. "Devido as mudanças na campanha eleitoral a gestão anterior não  iniciou a implantação e os procedimentos que iam atender a Lei.Nós estamos fazendo com que o sistema que temos hoje atenda parcialmente a essa implantação e será obrigatória pela a portaria 753 da STN.  

Estamos conscientizando todos nas secretarias para que eles se atualizem. A CGM precisa, junto com a fazenda, amenizar as consequências da não implantação ou implantação parcial'', destacou.

A implantação da PCAPS  vai unificar todos os órgãos estaduais ,municipais e federais. "O  plano de contas vai ser único, a comunicação vai ser  uma em todos os órgãos. A forma de fazer auditoria também  vai ser modificada. Vamos ter que trabalhar com o plano atual e em paralelo com o PCAPS, ressaltou Dias.