Atual gestão empossa procuradora

Procuradoria
17/01/2014 18h38

Com 11 anos de trabalho prestado ao serviço público, Karine Santana Machado é a primeira procuradora da atual gestão. Focada em realizar o trabalho junto à Procuradoria Geral de Município (PGM), Karine assume que decidiu prestar o concurso tendo como incentivo o fato de ter que vir morar em Aracaju, cidade pela qual se encantou e escolheu como sua casa.

Formada em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz, a procuradora iniciou a sua carreira no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) como analista. Após algum tempo se preparando com afinco, Karine decidiu fazer o concurso o qual obteve êxito e a colocou no quadro de procuradores do município.

"Como analista eu não fazia um trabalho de advogada, eu tinha um trabalho jurídico, mas não vivia a fundo a minha profissão. Aqui não. Como procuradora do município, eu vou realmente atuar na área em que me preparei", contou ela que é baiana, mas assume que gostaria de ter nascido em Aracaju.

Tendo a certeza que o seu trabalho pode contribuir de maneira significante para a vida do cidadão aracajuano e rotina da cidade, Karine não pensa em fazer outros concursos. "Me sinto tão bem por estar em Aracaju e por estar na Procuradoria, que não penso em deixar esse trabalho", comentou a procuradora.

Consciente das grandes demandas do município, Karine afirma que é preciso estar preparado para utilizar o conhecimento jurídico na resolução de casos. "Temos diversos tipos de processos, dos mais variados possíveis e a Procuradoria tem que dar uma resposta rápida, porque alguns desses problemas impactam a vida dos cidadãos de Aracaju", frisou.

Desde que chegou a Aracaju e assumiu o seu cargo, Karine esteve certa de que a PGM seria o lugar em que se encontraria. "Quando a gente tem certeza da nossa vocação e do lugar que você quer ficar, então você não vê nada como um obstáculo, você vê como um desafio que tem que enfrentar. Isso é gratificante, porque no final você sabe que vai conseguir resolver", ressaltou.

Como boa parte dos estudantes no período do vestibular, Karine teve dúvidas no momento de escolher o curso que iria transformá-la em uma profissional, mas optou por Direito e hoje tem certeza que fez a melhor escolha. "Eu tive o momento para parar e pensar no que eu realmente queria e senti dentro de mim que eu sempre tive aquele desejo juvenil de lutar contra injustiça, coisas que a gente quer mudar e não pode e que o Direito pode te proporcionar. Hoje, eu não me vejo em outra profissão", salientou ela.

Recém chegada em Aracaju, a procuradora procurou se ater à história da cidade e acredita que o seu trabalho poderá ser beneficiado graças ao gestor que hoje administra a capital sergipana. "É bom quando o chefe do executivo municipal é uma pessoa preparada, que é o caso. Você percebe que isso reflete na cidade. Quando se tem um bom gestor, a gente sente no dia a dia a diferença. Eu posso comparar porque não sou daqui e essa foi uma das razões de optar por Aracaju. Acredito que a cidade tem muito mais a se desenvolver, porque ela tem sempre o interesse de melhorar e isso não é só a administração. O povo de Aracaju tem um apresso pelo patrimônio público, dá valor à história da sociedade, à cultura que eles, e isso não acontece em todas as cidades", concluiu Karine.