Emsurb define novas ações de conscientização ambiental

Serviços Urbanos
31/01/2014 11h56

Uma reunião entre a Diretoria de Controle Operacional (Dirop) e a Assessoria Técnica (Astec) da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) definiu nesta quinta-feira, 30, novas ações de educação ambiental para a população aracajuana. As atividades de orientação sobre preservação do ambiente, sustentabilidade e coleta seletiva são desenvolvidas através do projeto Cidadão Consciente, Cidade Limpa.

"Nossos educadores ambientais palestram em escolas, empresas, associações e, também, levam informação à população em geral, com abordagem dos agentes ambientais de porta em porta. Cada local é determinado por solicitações particulares ou pela avaliação feita por nossas gerências de pontos que precisam de intervenção, como bairros com grande incidência de pontos irregulares de lixo, por exemplo", explica a assessora técnica Trícia Dantas.

Durante o encontro, a gerência de resíduos sólidos apontou como prioridade as avenidas Matadouro e Santa Gleide, no bairro Olaria, e o bairro Bugio. "Esses são locais onde há o constante descarte de lixo e entulho na via pela própria população e também por carroceiros", justificou o gerente Reinaldo Souza. As ações acontecem de 4 a 7 de janeiro no bairro Olaria e de 10 a 21 do mesmo mês no Bugio.

Neste caso, a abordagem dos agentes será diretamente aos moradores e comerciantes da região. No decorrer das visitas, os agentes ressaltam a importância de manter o lixo bem acondicionado dentro de casa até o dia da coleta. "Colocar o lixo na rua, nos dias em que o caminhão não passa, só gera transtornos, pois atrai insetos, cachorros que furam os sacos e espalham o resíduo, fora o mal cheiro. E o lugar certo é a frente da própria residência. Esse simples hábito ajuda a manter a rua limpa e até mesmo valorizada", ressalta Reinaldo.

Como estes dois pontos, existem cerca de mais 300 espalhados por toda a cidade. Por isso, também foi proposta e aceita a montagem de um cronograma de conscientização ambiental que irá compreender toda a capital sergipana. "Assim como o Mutirão Cidade Limpa, nosso objetivo é se tornar presente em todos os bairros de Aracaju. Com mais informação, os cidadãos certamente irão contribuir mais na manutenção da limpeza da cidade", declarou o gestor da Dirop, Robert Willyam, ressaltando, ainda, que as demandas isoladas, como de escolas, continuarão a ser atendidas.