Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública é instalado pela PMA

Controladoria Geral do Município
27/03/2014 15h54

A Ouvidoria Geral do Município promoveu nesta quinta-feira, 27, capacitação para os ouvidores utilizarem o Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública (TAG). O treinamento reuniu servidores de todos os órgãos do governo municipal, no auditório da Superintendência Municipal de Transporte e Transito (SMTT). Durante a capacitação foram apresentadas as funcionalidades do TAG, principalmente nas áreas de atendimento, triagem, consultas, gerenciamento das manifestações e relatórios.

O modelo de sistema adotado, idealizado pelo Governo do Estado da Bahia em 2006, não teve nenhum custo à Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e propende melhorias a resolução de dúvidas de ordem populacional. "O sistema faz com que possamos interligar todos os órgãos com a ideia de aperfeiçoar a administração pública para que, assim, possamos ser proativos na solução de problemas", explica o ouvidor Geral do Município, Berivaldo Figueiredo.

Com a implantação do sistema - com previsão de iniciar o atendimento em maio desse ano - a Prefeitura terá mais conhecimento dos anseios e questionamentos da população e, por conseguinte, melhores formas de respondê-la. "O sistema é simples e de fácil assimilação. Agora, estamos em período de treinamento e quando os ouvidores estiverem aptos para a execução, a população será informada e daremos início ao atendimento populacional", garante Berivaldo.

Segundo o ouvidor geral, cada secretaria já possui seu próprio ouvidor e estes farão o atendimento de seu próprio local de trabalho. "Todas as demandas serão recebidas diretamente por cada ouvidor que esclarecerá conforme a sua área de atuação", complementa.

O curso

Representante da Ouvidoria Geral do Estado da Bahia, o assessor Carlos Júnior coordenou o curso de Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública que teve como finalidade, mostrar a atuação do TAG - que já foi aplicado em diversas cidades brasileiras. "Recebemos os convites e instauramos o sistema nos locais sem nenhum custo para os cofres municipais. De forma simples e acessível. Essa é a idéia do projeto. Simplificar, otimizar e solucionar problemas", revela.

De acordo com Carlos Júnior, este sistema viabiliza a resolução de mais de 90% dos casos que chegam. "Todas as informações lançadas no sistema, servem de subsídio para todo o secretariado local e desta forma agiliza melhoramento dos serviços que são reclamados pelo cidadão", finaliza.