Saúde de Aracaju prestigia abertura da 3ª Edição do Projeto Gestão Clínica no SUS

Saúde
02/04/2014 13h06

A secretária da Saúde de Aracaju, Leane de Carvalho Machado, prestigiou na manhã desta quarta-feira, 2, a cerimônia de abertura dos cursos latu senso da 3ª Edição do Projeto Gestão Clínica no SUS.  O evento aconteceu no auditório do Hospital de Urgência de Sergipe. Os cursos do projeto são ofertados para os profissionais do SUS nos 75 municípios sergipanos, sendo uma iniciativa filantrópica desenvolvida pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Em Sergipe, o projeto conta com a parceria do Ministério da Saúde, Secretaria do Estado da Saúde e o apoio da CONASS e COSEMS.

A secretária Leane também representou o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) no evento e elogiou o papel formador do projeto, parabenizando o Ministério da Saúde, a SES e o Sírio-Libanês  pela iniciativa que traz oportunidades para profissionais do SUS em Aracaju e para o interior do Estado. "O investimento em educação permanente em saúde é alto, mas, esta qualificação dos trabalhadores do SUS sempre vale à pena. Contando com o compromisso desses profissionais e o aprimoramento do trabalho, podemos levar melhores serviços e atendimentos à população", afirmou.

Na primeira edição do projeto foram qualificados 135 profissionais de nível superior que trabalham no SUS em Sergipe. Na nova etapa, a expectativa é de que mais 118 profissionais sejam qualificados, totalizando 253 especialistas a serviço da Saúde Pública em Sergipe.  

O Projeto Gestão Clínica no SUS tem como objetivo apoiar a consolidação do sistema de saúde a partir da capacitação dos trabalhadores para operar no fortalecimento das regiões de saúde. Os projetos de apoio desenvolvidos pelo Hospital Sírio-Libanês e SUS também visam a humanização e a integralidade do cuidado à saúde, através da realização de cinco cursos: capacitação em processos educacionais na saúde; especialização em educação na saúde para preceptores do SUS; especialização em regulação em saúde no SUS; e especialização em gestão da clínica nas regiões de saúde.

O gestor de aprendizagem do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa Flávio Shimamura destaca que os cursos de gestão clínica têm tido boa repercussão.  "Temos observado avanço nas questões da parte pedagógica e o aumento dos índices de aprovação", explicou.

Além da Saúde de Aracaju, também participaram da mesa de abertura do evento a diretora pedagógica do campus da UFS em Lagarto, Adriana Andrade, a representante da Secretaria Municipal da Saúde de Lagarto, Tânia Prado, e representando a Fundação Hospitalar de Saúde e a SES , a diretora operacional Isa Prado.