Curso de Formação Continuada para Gestores de Escolas é aberto pela Secretária da Educação

Educação
29/04/2014 17h17

A secretária Municipal da Educação de Aracaju, professora Marcia Valéria Lira Santana, fez na manhã desta terça-feira, 29, a abertura oficial do Curso de Formação Continuada para Gestores das Escolas, que está sendo ministrado pela doutora em Educação, Zita Ana Lago Rodrigues. A solenidade aconteceu no Auditório Antônio Vieira Neto, anexo a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Presidente Vargas.

A coordenadora do curso e diretora do Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada, Yara Maria da Silva Mendonça, explicou que essa formação para diretores, diretores adjuntos e coordenadores pedagógicos, promovida pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), se faz necessária para que cada escola da rede possa elaborar o seu Projeto Político Pedagógico (PPP) na mesma formatação e de acordo com a realidade do ensino.

A secretária Marcia Valéria destacou que o referido Curso de Formação Continuada é mais uma ação que a Semed oferece às escolas municipais, professores, diretores e equipes pedagógicas, enfim, todos os gestores, para que possam unificar a forma de construção do Projeto Educativo como base para o PPP.

"Estamos disponibilizando alguns elementos para construir essa referência para que os diretores mobilizem toda comunidade afim de que faça e execute o PPP", enfatizou a secretária, acrescentando que foram aprovados todos os programas e iniciativas que direcionem. Márcia Valéria conclui, observando que foram atingidos um total de 30 pontos do Pacto de Gestão Escolar em ações que fortalecerão a autonomia das escolas da rede municipal de Aracaju.

Importância do curso

A ministrante do curso, Zita Lago, afirmou que este tipo de formação continuada promovida pela Semed é necessária para reforçar e conjugar esforços no sentido de que os gestores escolares sintam-se mais fortalecidos para enfrentar os desafios que encontrarão nas escolas. "Os gestores desse curso são formados e possuem habi8lidades para o cargo, mas nunca é demais prepará-los continuamente para que sejam conduzidos as ações gestivas", avaliou.

Zita Lago disse que.estará abordando no curso temas sobre gestão democrática e importância dos projetos como documentos norteadores das ações das escolas para fundamenta a base da estrutura do PPP. "Eu vejo como positivos os gestores escolares na rede de ensino de Aracaju, que procuram se qualificar cada vez mais graças ao apoio da Semed na pessoa da secretária Márcia Valéria. É isso que a faz a diferença na educação", avaliou.

Ticianne Santos, coordenadora da Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Pierre Averan, localizada no bairro Industrial, disse que considera o Curso de Formação Continuada para Gestores de Escolas como importante, porque irá ajuda-la juntamente com a equipe diretiva a elaborar o Projeto Educativo que é básico para o PPP. "Receberemos uma gama de suporte para montar e aperfeiçoar o projeto, que será de suma importância para a comunidade escolar", destacou.