Equipes da Sema fazem abordagens educativas na Semana Nacional do Meio Ambiente

Meio Ambiente
06/06/2014 18h06

Nos dias 05 e 06, as equipes dos departamentos de Controle, Licenciamento, Educação e Saneamento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju, realizaram abordagens educativas de sensibilização, para preservação e conservação do meio ambiente no Conjunto Augusto Franco e Centro da Cidade. Na oportunidade, os servidores apresentaram a Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju e os projetos em execução.

"Equipes de Controle Ambiental orientaram carroceiros a realizar o descarte de resíduos de construção civil e volumosos em pontos de coleta disponibilizados pela prefeitura no conjunto. Os moradores da localidade também ouviram sobre o respeito ao índice sonoro permitido e foram informados que devem fazer a solicitação de poda e supressão na Sema. As equipes de licenciamento visitaram estabelecimentos, como, postos de lavagens, padarias e postos de gasolina, apresentando o serviço de Licenciamento Ambiental que a secretaria passa a ter responsabilidade. E, nas escolas municipais do bairro, crianças e professores interagiram com os educadores ambientais da Sema quanto à importância de promover práticas sustentáveis, garantindo a sobrevivência das gerações futuras", relatou o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo  Matos.

Ainda durante a abordagem no Conjunto Augusto Franco, a equipe de Saneamento Ambiental, falou da importância da adesão da população no programa "Recicle Óleo" e informou que a Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju, disponibiliza em sua sede um Ecoponto para recolhimento do óleo de cozinha usado que é transformado em produtos de limpeza pela Empresa Recigraxe.

Já no Centro da Cidade, uma ação educativa chamou a atenção de quem passava pelo Calçadão da João Pessoa e São Cristóvão. Isso, porque a equipe de Educação Ambiental da Sema promoveu uma intervenção direta que teve como intuito conscientizar à população para o descarte correto do lixo.

"A encenação da performance, feita em pontos estratégicos do Centro da Cidade de Aracaju, teve como objetivo principal, trabalhar com o foco em Educação Ambiental, utilizando-se de técnicas do teatro invisível criadas na década de 1970 pelo teatrólogo e criador do Teatro do Oprimido, Augusto Boal. A peça em via pública tem o intuito de dar visibilidade a temas importantes ao debate público, em nosso caso, o descarte incorreto de resíduos, pelos transeuntes", disse Elze Faccioli, psicóloga e coordenadora de subeixos da Educação Ambiental da Sema.

Elze ainda explicou como a metodologia foi utilizada. "As coisas, os objetos e até pessoas foram postas como invisíveis, numa busca por se fazer transmutar o social. A visão foi da arte como instrumento político e espaço de comunicação, partindo do entendimento de que temas como Educação, voltado ao Meio Ambiente, deve dar visibilidade a atitudes positivas e negativas, uma vez que levam a mudança no cerne social", acrescentou.

Sobre o nível de conscientização ambiental durante a abordagem educativa, a chefe da Assessoria de Comunicação da Sema, Sheyla Morales, pontua. "As pessoas ainda não se conscientizaram quanto à parte delas na preservação do meio ambiente como agentes ambientais e não poluidores. No Centro, muitas pessoas lançaram seus resíduos no chão e ao lado delas eram disponibilizadas lixeiras de coleta seletiva. Assim, a abordagem direta com peça teatral foi fundamental para sensibilizar quanto ao descarte correto dos resíduos sólidos. A experiência foi muito positiva".

Ainda no Centro, em paralelo as ações da Educação Ambiental da Sema, equipes de Controle, Licenciamento e Saneamento Ambiental da secretaria faziam visitas aos estabelecimentos comerciais.

Para o técnico ambiental da Sema, José Francisco dos Santos, as abordagens educativas e de orientação tiveram suma importância. "Nós fomos às lojas do comércio e abordamos os lojistas para orientá-los quanto ao destino correto do óleo de cozinha e outros resíduos. que eles dão ao óleo depois de utilizado. Essas abordagens trarão mudanças significativas, não só para a população, como também para o meio ambiente," ressaltou o técnico ambiental.