Carlos Pinna Júnior prestigia posse da desembargadora Iolanda Guimarães

Procuradoria
10/06/2014 09h21

O procurador-geral do Município de Aracaju, Carlos Pinna Júnior, representou o prefeito, João Alves Filho, na tarde desta segunda-feira, 9, na posse da juíza de Direito Iolanda Santos Guimarães, titular da 21ª Vara Cível da Comarca de Aracaju, no cargo de desembargadora do Tribunal e Justiça de Sergipe (TJSE). O evento aconteceu no auditório José Rollemberg Leite - Palácio da Justiça, no Centro da capital.

"Para a Procuradoria Geral do Município, participar desse evento é muito importante para o Poder Judiciário Sergipano. Desejo que a desembargadora Iolanda Guimarães exerça sua função da mesma forma que exerceu a sua magistratura de 1º grau e, desta forma, não tenho dúvidas, quem ganha é o poder judiciário do nosso estado, pois terá uma pessoa serena equilibrada e, sobretudo, aberta para as participações daqueles que se servem do judiciário sergipano", ressalta Carlos Pinna Júnior.

O procurador-geral ainda levou as felicitações do prefeito para a nova desembargadora do Estado de Sergipe. "O prefeito João Alves Filho também deseja a desembargadora todo o êxito no exercício da sua função aqui no Tribunal de Justiça de Sergipe e para a Procuradoria é uma honra poder representá-lo e desejar pessoalmente à desembargadora que ela tenha sucesso total na sua mais nova função".

A desembargadora Iolanda Santos Guimarães comemora com honra todo sucesso na desempenho das novas atribuições. "É uma honra pertencer a esse Tribunal, agora como desembargadora. É uma conquista que todo magistrado almeja, com muito sacrifício, luta e trabalho. Acredito que será uma tarefa difícil, porque há dois anos estou no Cível, mas vou reviver e atuar com bastante satisfação".

Solenidade

Após o juramento da magistrada, assinatura do termo de concessão do Colar do Mérito Judiciário, a cerimônia teve seu curso como a saudação do desembargador Ruy Pinheiro, em nome do colegiado, à desembargadora Iolanda Guimarães. Em seguida, o procurador e ouvidor do Ministério Público de Sergipe, José Carlos de Oliveira discursou poeticamente para a magistrada. O presidente da Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase), Gustavo Plech, destacou o que a classe espera em com a mais nova componente no corpo dos desembargadores sergipanos. Já Carlos Augusto Monteiro Nascimento, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Sergipe homenageou a nova Desembargadora.

Por fim, a desembargadora Iolanda Santos Guimarães discursou ressaltando as modificações no qual o país passa e com agradecimentos ao mais novo cargo que lhe foi dado. "O judiciário não pode, neste momento, ser visto como um poder contemplativo, que entregaria aos demais a tarefa de encontrar soluções para os problemas de uma sociedade repleta de expectativas. A consciência de cada juiz terá sempre que reservar um espaço para a percepção dos fenômenos sociais. Serei a todos os senhores desembargadores sempre grata e essa gratidão se manifestará no cotidiano das minhas atribuições de desembargadora dedicada inteiramente  à causa da Justiça, movida pelo compromisso de servir ao Poder Judiciário Sergipano, compromisso que assumo, acompanhando a todos os senhores desembargadores, os de hoje, os de ontem, aquela  que sai, a desembargadora, Geni Schuster, que deixaram, nesta Casa, exemplos que ficarão registrados nas páginas da História deste Poder".

Trajetória

Natural de Aracaju (SE), Iolanda Santos Guimarães bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal de Sergipe, em 1985, e tomou posse como Juíza do TJSE no dia 26 de dezembro de 1989. Passou pelas Comarcas de Cedro de São João, Estância, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Lagarto e Itabaiana, até chegar a Aracaju, onde atuou na 6ª e 5ª Varas Criminais. Foi membro suplente da Turma Recursal dos Juizados Especiais e, atualmente, era a Titular da 21ª Vara Cível da Comarca de Aracaju.