SEMDEC e órgãos vinculados apresentam plano de ação integrada para o Forró Caju

Defesa Social e Cidadania
16/06/2014 15h37

Na manhã desta segunda-feira, 16, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) e órgãos vinculados explanaram em entrevista coletiva o plano de ação integrada para a segurança do Forró Caju 2014. O plano de ações envolve a Guarda Municipal, SMTT, Defesa Civil Municipal e PROCON Municipal, em união e integração das forças municipais para fazer da festa mais uma edição de muita alegria e segurança.

O diretor de Trânsito da SMTT, capitão José Luiz, explicou a operação que começará na véspera do evento, com o fechamento prévio das ruas Sebastião Costa, Professor Florentino Menezes, Santa Rosa e a avenida Dr. Carlos Firpo. Essas ruas serão reabertas todos os dias pela manhã e bloqueadas minutos antes do início dos shows. As vias ao redor dos Mercados serão isoladas a partir das 17h30min para a circulação de veículos não autorizados. A partir deste mesmo horário, a Avenida Rio Branco terá uma de suas vias bloqueadas, enquanto a outra funcionará em sentido duplo de circulação.

O coronel Enilson Aragão apresentou o plano de segurança da GMA, que contará com cerca de 350 guardas municipais, incumbidos de garantir a segurança interna, atuando desde a revista dos participantes, até o patrulhamento preventivo no circuito da festa. Pelo segundo ano, a GMA atuará em parceria com a Polícia Militar nas cabines de desarmamento, ficando sob a responsabilidade da PM, a segurança da área externa do evento. Para a secretária Georlize Teles, a união entre GMA e PM só tem a contribuir para o aumento da segurança e integridade de funcionários, munícipes e turistas que participarão da maior festa de forró do estado.

O PROCON municipal, representado pelo coronel Jorge Husek, ficará responsável pela verificação das relações de consumo, atuando principalmente na fiscalização quanto à venda de bebida alcoólica para menores de idade. Já a Defesa Civil, segundo o coronel Moura, terá um trabalho preventivo, focado em ações que antecedem a montagem da estrutura, e um efetivo de dez agentes, que irão realizar vistorias diárias.