PGM elege dois procuradores para o Conselho Superior

Procuradoria
01/07/2014 12h53

Na tarde desta segunda-feira, 30, após um dia inteiro de votação, a Procuradoria Geral do Município (PGM) elegeu dois novos membros do Conselho Superior do órgão. Foram quatro candidatos concorrentes e a eleição contou com uma expressiva participação dos procuradores do município.

Por conta do inegável preparo dos procuradores candidatos às duas vagas em aberto, a votação foi bem disputada, o que também demonstrou que os demais procuradores depositaram confiança no trabalho dos colegas que pleitearam um lugar junto aos demais membros do Conselho Superior da PGM.

"O pleito transcorreu dentro da sua normalidade e podemos destacar como fator positivo o grande comparecimento dos colegas. Isso demonstra interesse e reconhecimento da importância do conselho para a atuação da PGM como um todo. Ficamos felizes com o comparecimento maciço dos procuradores. Outro aspecto é a questão dos candidatos.
Tivemos uma votação apertada, o que comprova a confiança que os candidatos receberam dos colegas", disse João Amorim, presidente da Comissão Eleitoral e chefe da Procuradoria Especializada Cível.

Às 15h foi encerrada a votação. Ao final da apuração dos votos, os procuradores Matheus Brito Meira e Ivan Maynart Santos Rodrigues, respectivamente com 26 e 24 votos, foram os eleitos.
"Decidi colocar o meu nome à disposição para fazer o melhor que posso dentro do Conselho para ajudar a categoria, representando a mesma. A ideia e aprimorar e crescer cada vez mais, consequentemente, ajudando Aracaju dentro daquilo que nos é inerente", afirmou o procurador Matheus Brito.

 "Ao me candidatar, tive como interesse representar a categoria assegurando os interesses de Aracaju. No conselho vou me empenhar para melhor orientar nas questões técnicas e jurídicas da PGM", frisou Ivan Rodrigues.

Após a notícia da conclusão das eleições, o procurador-geral de Aracaju, Carlos Pinna Júnior, destacou a competência dos eleitos. "São dois procuradores de extrema qualidade, de forma que não tenho dúvidas de que irão contribuir muito nas discussões de matérias atinentes ao Conselho Superio da PGM, que é um instrumento de grande relevância para o aprimoramento da função e das atribuições da Procuradoria para o município de Aracaju. Felicito os procuradores eleitos e conclamo-os a continuar o trabalho produtivo que vem sendo realizado pelo Conselho", ressaltou Pinna.

No próximo dia 5 de julho, os procuradores passam à situação de membros do Conselho por dois anos, sendo que pode haver a possibilidade de recondução. No próximos dias sairá a publicação da ata da eleição e o próximo passo será a assinatura do Termo de Posse por parte de todos os membros do Conselho e também pelo prefeito de Aracaju, João Alves Filho.

O Conselho

O Conselho é uma formação recente na PGM, criado a partir da revisão da Lei Orgânica da Procuradoria, através da Lei Complementar nº 108, de 5 de abril de 2012. Todo o processo eleitoral acontece de forma interna. Por meio do Conselho Superior, todas as atividades relativas à carreira dentro da PGM são supervisionadas, fiscalizadas e orientadas.

Ele é composto por dez membros, sendo que oito deles são natos, ou seja, integram a junta por ser atribuição do próprio cargo, como é o caso do procurador-geral, do subprocurador, corregedor-geral e chefes das Procuradorias Especializadas. Nesse norte, para fechar as dez vagas no Conselho, fez-se necessária o processo que elegeu dois procuradores.