Dois novos membros tomam posse no Conselho da Procuradoria Municipal

Procuradoria
07/07/2014 16h59

As eleições ocorridas na última terça-feira, 1º, culminaram na posse dos dois procuradores eleitos para o Conselho Superior da Procuradoria Geral do Município (PGM), Matheus Brito Meira e Ivan Maynart Santos Rodrigues. O prefeito João Alves Filho assinou o termo que os fez, oficialmente, membros do grupo que tem seus trabalhos voltados para todas atividades relativas à carreira dentro da PGM, as quais são supervisionadas, fiscalizadas e orientadas.

Para o prefeito, a posse é mais uma oportunidade de ressaltar a importância da PGM e seus trabalhos para o desenvolvimento da administração municipal. "Quando nós chegamos na gestão, não conhecíamos os procuradores, mas, ao longo de tempo, pude acompanhar os trabalhos e passar a confiar na competência. Hoje temos orgulho pelos procuradores que fazem parte da Procuradoria. Durante o tempo que estou à frente da administração municipal, não houve um desafio que eles não conseguissem solucionar. Fiquei muito feliz por dar posse aos novos conselheiros. Tenho muito respeito por eles", ressaltou João Alves.

Os procuradores foram eleitos em uma votação que ocorreu durante todo o dia 1º. Ao todo, quatro procuradores se candidataram às duas vagas para a Comissão. Matheus Brito foi ele com 26 votos e Iran Rodrigues com 24.

O procurador-geral de Aracaju, Carlos Pinna Júnior, destacou a competência dos eleitos. "São dois procuradores de extrema qualidade, de forma que não tenho dúvidas de que irão contribuir muito nas discussões de matérias atinentes ao Conselho Superio da PGM, que é um instrumento de grande relevância para o aprimoramento da função e das atribuições da Procuradoria para o município de Aracaju. Felicito os procuradores eleitos e conclamo-os a continuar o trabalho produtivo que vem sendo realizado pelo Conselho", frisou Pinna.

O Conselho

O Conselho é uma formação recente na PGM, criado a partir da revisão da Lei Orgânica da Procuradoria, através da Lei Complementar nº 108, de 5 de abril de 2012. Todo o processo eleitoral acontece de forma interna. Por meio do Conselho Superior, todas as atividades relativas à carreira dentro da PGM são supervisionadas, fiscalizadas e orientadas.

Ele é composto por dez membros, sendo que oito deles são natos, ou seja, integram a junta por ser atribuição do próprio cargo, como é o caso do procurador-geral, do subprocurador, corregedor-geral e chefes das Procuradorias Especializadas. Nesse norte, para fechar as dez vagas no Conselho, fez-se necessária o processo que elegeu dois procuradores.