Terminal Maracaju conta com posto fixo da Guarda Municipal

Guarda Municipal
13/08/2014 16h53

Com o objetivo de garantir a melhor prestação do serviço, a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) e a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) instalaram uma base fixa no Terminal de Integração Maracaju. A novidade atende aos anseios dos guardas municipais (GMs) e da população, que passa a contar com uma estrutura apropriada para acomodar o profissional que atua no local por 24h e está localizada em um ponto estratégico no terminal.

De acordo com o diretor geral, coronel Enilson Aragão, a iniciativa surgiu de uma parceria firmada entre a GMA, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e a Viação Modelo, que objetivou viabilizar um espaço físico adequado para servir de base às equipes de GMs nos terminais. O espaço é climatizado e conta com banheiro, armários e balcão para eventuais atendimentos. "Agora nós ultimamos esse propósito, com a finalidade de ter uma base na parte central do Terminal, dando maior visibilidade à população e à Guarda Municipal, para que possamos garantir uma segurança mais eficaz e mais efetiva para os usuários do transporte coletivo", destacou.

A secretária Georlize Teles esteve no local para conhecer e avaliar a estrutura do novo posto. Na ocasião, ela ressaltou a importância de viabilizar uma base da GMA no local, pois demonstra a execução de uma política pública permanente. "Além disso, garante-se ao guarda dignidade e, obviamente, quando se trata o servidor com dignidade, ele, que tem como missão atender o cidadão, consegue enxergar a sua importância no trato com o outro. A ideia é humanizar as nossas instalações e demonstrar o respeito que nós temos ao servidor da Guarda Municipal, para que essa cadeia de ação funcione", destacou.

O GM Moisés Santanta, que atua na instituição há 10 anos, aprovou a iniciativa. "É fato que um local mais seguro e com melhor visibilidade vai fazer com que o profissional trabalhe mais satisfeito e isso se refletirá em mais segurança para população de Aracaju. Vejo o trabalho da Guarda nos terminais como positivo. É notória a mudança e a melhoria em todos os aspectos da segurança do local", declarou.

A vendedora Maria Izabel Mota Santos, que trabalha no local há três anos, disse que a presença dos GMs trouxe mais tranquilidade para aqueles que utilizam o terminal. "Achei uma diferença muito grande pelo fato de ter diminuído muito os roubos. A presença deles acalma mais as pessoas. Antes todo mundo andava medroso, escondendo o telefone, por exemplo, e agora o povo se sente mais seguro", comemorou.

O coronel Enilson informou que está prevista instalação de bases fixas em outros terminais. "Há um trabalho de engenharia da SMTT com a finalidade de identificar os terminais que apresentam espaço para construção ou reforma, que permita à GMA se fixar efetivamente, numa instalação decente e confortável. O objetivo é potencializar as ações da Guarda Municipal de forma mais ostensiva e mais visível para a sociedade aracajuana", adiantou.