Reforma da fachada do prédio da Semfaz prioriza segurança

Fazenda
25/09/2014 17h25

O coração da capital sergipana, ganha um novo visual com a reforma da fachada do prédio da Secretaria Municipal da Fazenda, localizado na Praça General Valadão. Além da beleza e jovialidade oferecidas pelas cores claras, a obra leva segurança e confiabilidade para a população, já que recupera a fachada do prédio que estava deteriorada.

“O perigo era iminente. O problema das pastilhas soltas na fachada oferecia risco aos transeuntes. Nesse sentido pensamos em recuperar a fachada, que ganhou também uma bela estética oferecendo bem estar ao centro da capital”, explica o secretário Luciano Paz.

As mudanças começaram em janeiro de 2013, quando a SEMFAZ solicitou à EMURB o serviço de revisão e reparação da fachada da secretaria em caráter preventivo emergencial, tendo em vista que essa parte do prédio se encontrava deteriorada, oferecendo risco de descolar e cair sobre os transeuntes.

O prédio, inaugurado em 1958, pertencia ao Banco do Brasil S/A e foi adquirido pelo Município de Aracaju em 29 de setembro de 1999, pela importância de R$ 1.990.000,00 que foram pagas em 120 prestações mensais, quando o prefeito era João Augusto Gama da Silva.

O imóvel possui seis pavimentos, com área construída de 3.201,11m² e abriga a Secretaria Municipal de Fazenda e a Procuradoria Geral do Município e, desde que foi adquirido pela PMA, é a primeira vez que passa por reforma de fachada.

O objetivo da obra é oferecer segurança e melhorias para usuários e funcionários e seu valor estimado é de R$ 1.056.636,72.

Os trabalhos foram iniciados em março deste ano e está sendo realizado pela Araújo Tavares Engenharia LTDA, sob a fiscalização da Empresa Municipal de Obras e Urbanização – EMURB, com término previsto para 15/11/2014.

Responsável pela manutenção interna do prédio, Renaldo Alves dos Santos, coordenador da COAUX, disse que a reforma da fachada já pode ser notada: “O aspecto visual, principalmente quanto à segurança do prédio, já é outro”.

“Trocamos todo revestimento e as janelas. As pastilhas de 2,50 X 2,50 foram substituídas por pastilhas de 5,00 X 5,00. Utilizamos mármore. O revestimento estava desgastado pela ação do sol, da chuva e maresia, todo material utilizado é de primeira'', disse o encarregado da obra, José Augusto Melo.