Durante a manhã deste sábado, dia 15, aconteceu mais um mutirão consultas oftalmológicas promovido pela Secretaria da Saúde de Aracaju. Os atendimentos para usuários do SUS foram realizados no Centro de Especialidades Médicas (Cemar) Augusto Franco. Devido ao feriado do Dia de Proclamação da República, a atividade contou com expediente reduzido, ofertando cerca de 60 consultas. Na segunda-feira, 17, a Saúde promoverá outro mutirão com oferta de exames de exames de ultrassom no Cemar Siqueira Campos.
O médico oftalmologista Eudo Mendonça reforçou que os mutirões de oftalmo têm oportunizado levar para população cuidados essenciais a um dos principais sentidos do ser humano, a visão. “É uma ação que promove diversos benefícios, principalmente para os casos de pacientes idosos ou que têm baixa visão. Os mutirões vêm facilitando o acesso a um cuidado em saúde fundamental que é a consulta com o oftalmologista para avaliar as queixas apresentadas e de forma preventiva examinar os olhos”, explicou.
A meta dos mutirões é reduzir as filas de espera por exames e procedimentos no SUS. O oftalmologista reforça que ação acontece em momentos oportunos, pois, a espera pelos atendimentos pode em alguns casos agravar o estágio de desenvolvimento alguns distúrbios da visão.
“A demora no diagnóstico é um agravante principalmente quando falamos em Glaucoma doença que reduz a capacidade de enxergar. Nos casos de pessoas que já usam óculos ou precisarão usar, o tempo também pode fazer com que haja aumento nos defeitos da visão”, destacou Eudo Mendonça, reforçando que durante o mutirão, os pacientes já retornam para casa após as consultas com receita da prescrição de óculos ou a solicitação de mais exames em mãos.
Durante as atividades foram realizados exames oftalmológicos diversos que dizem respeito às ametropias (defeitos de visão por erro de refração), prescrição de óculos, lentes de contato, verificação da pressão intraocular, exame do fundo do olho e até encaminhamentos para cirurgias