Fundat reúne coordenadores das unidades de qualificação visando aprimoramento para 2015

Formação para o Trabalho
04/12/2014 17h35

Com a proximidade do final de ano, faz-se necessário analisar tudo aquilo que foi desenvolvido ao longo dos 12 meses de atividade. Em busca de uma melhoria nos serviços oferecidos, diretores da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) se reuniram com todos os coordenadores das Unidades de Qualificação e Produção (UQPs) na manhã desta quinta-feira, 4, para otimizar ainda mais a oferta dos cursos de qualificação.

"Foram destacados os procedimentos de trabalho de cada um, os pontos positivos e negativos. Eles apresentaram seu planejamento em 2014 e as sugestões para 2015", explica a diretora de Formação Profissional da Fundat, Maria do Socorro Melo. "Enfatizei a necessidade de haver a humanização, socialização e conscientização do trabalho em equipe para se atingir um resultado eficaz", relata Socorro.

Ao todo, a fundação possui sete UQPs espalhadas pela cidade, nos bairros Jardim Esperança, Jardim Centenário, Porto D'Antas, Santos Dumont e Santa Maria, além de mais duas na Coroa do Meio. Este ano, foram disponibilizadas 3.895 vagas nos chamados cursos livres de aperfeiçoamento, aqueles de curta duração e viabilizados com recursos próprios. Além das UQPs, estes cursos também são ministrados em associações parceiras da Fundat e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Por outro lado, a articulação da Fundat junto ao Governo Federal resultou em 5.902 vagas abertas através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Com um total de 224 turmas ofertadas, os aracajuanos puderam se matricular em diversos cursos de Formação Inicial e Continuada do Pronatec, com aulas ministradas pelas entidades do Sistema S e pelo Instituto Federal de Sergipe.