Luciano Paz apresenta Raio X da Saúde de Aracaju para vereadores da capital

Saúde
04/12/2014 17h33

Na manhã desta quinta-feira, 4, o secretário em exercício da Saúde de Aracaju, Luciano Paz, participou de duas audiências públicas na Câmara dos Vereadores para tratar de assuntos relativos às duas pastas que ele administra na Prefeitura de Capital (Secretaria Municipal da Saúde e Secretaria de Finanças). No primeiro momento, ele apresentou dados estatísticos relativos ao panorama encontrado na Saúde Municipal, respondendo inclusive questionamentos dos próprios vereadores e apontando as mudanças pelas quais a Saúde de Aracaju passou nos últimos meses. Após explanar sobre a Saúde de Aracaju, Luciano Paz recebeu os cumprimentos dos vereadores e dialogou sobre os problemas enfrentados pela pasta nos últimos meses.

"Em nossa síntese do funcionamento do sistema Municipal de Saúde de Aracaju identificamos alguns pontos importantes relacionados à questão do número de óbitos. Em nossa análise constatamos que em Aracaju, de janeiro a agosto deste ano, os casos de complicações circulatórias representaram o maior índice de causa morte, seguido de causas externas, neoplasias e doenças do aparelho respiratório. O perfil de mortalidade em Aracaju assemelha-se ao encontrado no resto do país", explicou Luciano, ressaltando que as causas externas atingem principalmente homens jovens através de acidente trânsito-transporte e homicídios.

Mostrando também um panorama dos setores que compõem a Saúde de Aracaju, o Secretário ainda apresentou o organograma de todos os locais e seus respectivos serviços oferecidos gratuitamente à população. Atualmente, a Saúde de Aracaju é composta por: seis CAPs que atendem demandas da Rede de Atenção Psicossocial (REAP), dois Centros de Especialidades Médicas (CEMAR), um Centro de Especialidade Médica da Criança e do Adolescentes (CEMCA), um Centro de Zoonoses, um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), um Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), um Serviço de Referência em Fisioterapia (SERFISMO) e 43 Unidades de Saúde da Família (USFs).

Partindo de tais informações, Luciano informou que atualmente Aracaju possui 2.665 leitos, sendo que 63,55% deste valor (algo em torno de 1.741) estão disponibilizados para o SUS da capital. "Existe um descontrole de regularização para atuar na demanda dos leitos em Aracaju, porém estamos identificamos os problemas relacionados a este ponto e, em parceira com a Saúde Estadual, estamos acompanhando mais de perto o quadro de distribuição de leitos para os aracajuanos. Vamos ainda reimplantar a Supervisão Hospitalar para acompanhar o fluxo de regularização dos leitos", informou Paz.

Sobre o atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento, o secretário em exercício da Saúde de Aracaju informou que desde o mês de agosto as escalas de trabalho dos médicos e servidores foram restabelecidas, o que consequentemente provocou uma estabilização no quesito atendimento dentro das UPAs. "Estamos registrando um aumento significativo em relação ao número de pacientes. Por exemplo, na UPA Fernando Franco foram atendidas, em agosto, 13.365 pessoas. Já no mesmo período na UPA Nestor Piva, devido ao seu alto fluxo de pessoas, o atendimento chegou a 46.262 pacientes", pontuou Luciano.

O secretário ainda informou mais detalhes sobre a Ouvidoria da Saúde de Aracaju, que vem trabalhando em todos os ângulos para abranger os anseios da população. "Entre maio e agosto deste ano tivemos 895 ocorrências (entre reclamações, sugestões, denúncias e outros). Destas, 471 foram por telefone, mas tivemos um grande número de pessoas que foram pessoalmente até a sede da Secretaria para usar a Ouvidoria (367 pessoas), merecendo destaque assuntos relativos à Assistência à Saúde (504 ocorrências) e reclamações sobre problemas de gestão, que chegou a 263 casos. Nosso objetivo é melhorar a Ouvidoria em 2015, facilitando ainda mais o acesso dos usuários", avisou.

Um fator celebrado pelo secretário diz respeito a bem sucedida mudança no horário de atendimento de oito USFs, que passaram a funcionar também em horário noturno. "Estamos com estas unidades funcionando das 7h às 20h, em pontos estratégicos da capital. Só em outubro realizamos 9.349 atendimentos nestes locais, destacando o atendimento por parte dos enfermeiros da Rede Municipal (algo em torno de 2.738). Já os médicos realizaram 2.771 atendimentos dentro destas unidades de horário estendido em outubro", disse Luciano, levantando a possibilidade de em 2015 implantar USFs funcionando 24h, inclusive durante o final de semana e também feriados.

Paz aproveitou a oportunidade da Audiência Pública para informar alguns procedimentos adotados nos últimos meses para agilizar o processo administrativo e de atendimento na Saúde de Aracaju. As mudanças começaram com a implantação do ponto eletrônico (seguindo recomendações do Ministério Público Federal), seguido da reestruturação do Núcleo de Controle Auditoria Avaliação e Regulação (Nucaar), realização de mutirões de oftalmologia e ultrassonografias, redução de filas de exames e consultas especializadas, compra de medicamentos, regularização do estoque de medicamento, regulação de leitos e procedimentos cirúrgicos, revisão da Programação Pactuada Integrada (PPI), implantação sistema de gestão informatizado, acompanhamento dos gastos por usuário e monitoramento das Redes de Urgência, Hospitalar e Atenção Básica.

O secretário interino avisou também que já se encontra em processo de comprar 26 automóveis para o atendimento domiciliar, o que facilitará no auxílio de pacientes que possuem dificuldade de locomoção tanto para tratamento quanto para retirada de medicamentos.

Equipamentos

Um assunto levantado por Luciano Paz durante a audiência enfocou o grande número de equipamentos, de gestões passadas, encontrados sucateados no almoxarifado da Saúde de Aracaju.

"Após uma vistoria no local nos surpreendemos com a quantidade de material abandonado que deveria estar sendo usado em toda a Rede Municipal. Encontramos 19 balanças digitais sem uso, oito bicicletas faltando peças, 17 detectores fetal, 83 estetoscópios adultos e 61 estetoscópios de uso infantil. Encontramos ainda 50 impressoras novas e paradas. Além destes materiais de uso fundamental, nosso pessoal encontrou também um mamógrafo em péssimo estado além de duas macas e duas mesas ginecológicas entre tantos outros produtos abandonados. O material que possuirá utilidade será reestruturado e destinado às unidades. Já o que estão defeituosos serão retirados do patrimônio e retirados do estoque. Se houver responsáveis por tais abandonos, os mesmos serão responsabilizados", informou.

Para o próximo ano, Luciano paz prever um quadro de melhorias significativas para a Saúde de Aracaju, visto que os procedimentos burocráticos para estes fins já começaram a ser implantados a partir do segundo semestre de 2014. "Padronizamos um catálogo de necessidade da Rede de Medicamentos e Insumos. Estamos cumprindo os protocolos de atendimentos. Sobre o Zoonose estamos na iminência de comprar um Castra Móvel para realizarmos procedimentos em animais abandonados, mas com todo o cuidado que eles merece".

Sobre o absentismo, Luciano Paz informou que 30% dos procedimentos marcados ficam sem comparecimento do paciente, fator que onera e provoca desorganização no sistema de marcação de consultas e exames. "É preciso que as pessoas compreendam a importância de cumprir o agendamento de seus procedimentos. Estamos trabalhando para implantar um sistema de informatização onde o paciente possa facilmente marcar e remarcar seu procedimento. Vamos implantar um Call Center para acompanhar cada paciente mais de perto, servindo também para registrar reclamações e sugestões dos mesmos", avisou.

Parabenizado

O vereador Valdir Santos cumprimentou o prefeito João Alves Filho pela nomeação de Luciano Paz para gerir a Saúde Municipal. "Parabenizo o prefeito pela escolha competente de Luciano Paz tanto para gerir a Secretaria de Finanças quanto a Saúde de Aracaju. Quero frisar que Luciano pode contar comigo para cobrar melhorias dos governos estaduais e federais", enalteceu.

 Já o vereador Emmanuel Nascimento enfatizou a importância da audiência pública apresentada por Luciano Paz. "É preciso mais recursos para a Saúde Municipal e quero deixar aqui meu empenho em ajudar a past"a. Os vereadores Lucas Aribé, Max Prejuízo, Iran Barbosa, Pastor Roberto Morais, Dr. Emerson Ferreira, Dr. Agnaldo Feitosa, Agamenon Sobral e Manoel Marcos também felicitaram Luciano Paz e discutiram melhorias para a Saúde Municipal.