Aracaju cresce no índice de competitividade do MTur

Indústria, Comércio e Turismo
19/12/2014 18h39

Continuando um trabalho iniciado em 2008, o ministério do Turismo (MTur), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) consolidam, em documento atualizado, os resultados da edição 2014 do Índice de Competitividade do Turismo Nacional.

Este estudo tem por finalidade captar com profundidade o desenvolvimento dos principais destinos turísticos brasileiros esperando desta forma fornecer elementos fundamentais para o planejamento e tomada de decisão das localidades pesquisadas e para a ampliação de suas vantagens competitivas.

O Índice de Competitividade do Ministério do Turismo tem como dimensões a Infraestrutura geral, Acesso, Serviços e Equipamentos turísticos, Atrativos turísticos, Marketing e promoção do destino, Políticas públicas, Cooperação regional, Monitoramento, Economia local, Capacidade empresarial, Aspectos sociais, Aspectos ambientais e Aspectos culturais. São 13 pontos avaliados pelos técnicos da FGV (Fundação Getúlio Vargas) com pesquisas em loco onde são avaliadas as principais características físicas dos atrativos turísticos e da estrutura urbana do destino além de entrevistas com órgãos competentes.

No ano de 2014, o índice de competitividade de Aracaju superou os números de 2013 e ficou acima da média nacional, mantendo-se no nível 4 da avaliação. Das 13 dimensões avaliadas, Aracaju obteve índices de desempenho acima do nível 4 em Capacidade empresarial, Infraestrutura geral, Acesso, Aspectos Ambientais, Serviços e equipamentos turísticos, Políticas públicas e Economia local, que apresenta o destino com desenvolvimento satisfatório, segundo avaliação do MTur.

No índice geral, que é o resultado da soma ponderada das 13 dimensões, analisadas segundo a importância para a competitividade do turismo, é possível verificar que Aracaju, em 2014, evoluiu no indicador em comparação com o ano anterior da pesquisa.

Para o Secretário Municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Walker Martins Carvalho, os resultados foram satisfatórios e estimulantes para construir um turismo promissor em Aracaju. "Uma leitura criteriosa e consistente dos índices obtidos poderá fornecer referências para um planejamento que favoreça os pontos fortes e minimize os impactos de aspectos inibidores do desenvolvimento do destino Aracaju. No ano de 2013 tivemos excelentes resultados e determinamos as metas para 2014 dentro das necessidades apontadas pelo estudo anterior e conseguimos avançar. Este ano faremos o mesmo, com mais intensidade, utilizando estas informações para planejar a atividade turística, norteando a elaboração de políticas públicas que potencializem suas vantagens competitivas e eliminem, gradativamente, os entraves ao desenvolvimento sustentável da atividade turística em nossa capital. Estamos satisfeitos com o resultado, fruto de um trabalho constante na busca do aprimoramento e vamos avançar ainda mais porque nos sentimos estimulados a cada resultado positivo que temos e isto está sendo uma constante nesta administração do Prefeito João Alves Filho", disse Walker Martins Carvalho.

O Secretário Walker Martins Carvalho esteve representado pelo seu adjunto Fábio Andrade, em Brasília, na entrega da redação final do documento anual do Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2014 do Ministério do Turismo.