Semict reúne Emsetur e ABIH-SE para discutir ações do turismo em 2015

Indústria, Comércio e Turismo
16/01/2015 12h18

O Secretário Municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Walker Martins Carvalho, reuniu na sede da SEMICT, representantes da EMSETUR e da ABIH/SE para discutir ações que incrementarão o turismo em 2015. Na oportunidade o Secretário Adjunto, Fábio Andrade fez uma explanação das ações realizadas pelo município de Aracaju durante o ano de 2014 com ênfase no Projeto Pôr do Sol e na Edição Especial de Verão da Marinete do Forró.

No primeiro semestre de 2014 a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo participou da 15ª edição da Feira de Sergipe, desenvolveu ações de receptivos em rodoviárias e aeroportos com dançarinos, trio pé de serra e distribuição de material informativo, deu apoio logístico ao Campeonato Panamericano de Ginástica Artística, realizado na capital, Realizou o Projeto Pôr do Sol de Aracaju, deu apoio logístico ao campeonato de lutas Bokum Fight, realizou mais uma edição da Marinete do Forró, com edições solidárias. A Semict participou e divulgou a presença da seleção da Grécia em Aracaju, durante a copa do mundo de futebol recepcionando atletas e visitantes. Durante o forró caju o camarote do trade foi uma atração a mais para quem movimenta a cadeia turística em nossa capital. Em julho, o Rally Mitsubishi recebeu apoio logístico da Semict.

No segundo semestre de 2014, a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju esteve presente na 18ª Feira de Agências de Viagens de Ribeirão Preto e Região - AVIRRP, marcou presença também no 9º Minas Tur e na ABAV - São Paulo. Em todos estes eventos divulgando e potencializando o destino Aracaju. Em setembro, deu apoio logístico ao Jeep Show e em outubro ao dia das crianças. Ainda em outubro, a semict captou e deu apoio logístico ao Campeonato Nacional de Stand-Up que teve uma de suas etapas realizadas em Aracaju. Continuando o plano de ações, a semict captou e deu apoio logístico ao Jub's 2014 com receptivo aos atletas que por aqui chegaram. Em novembro, a Semict potencializou a divulgação do destino Aracaju dando apoio logístico a Revista de bordo da Companhia Aérea AVIANCA assim como ao vídeo Tam nas Núvens reproduzidos nas aeronaves da Companhia Aérea TAM. A Semict estimulou e apoiou cursos de capacitação através da Fundat e realizou uma campanha de divulgação em outdoors em cidades como Ribeirão Preto, Uberlândia e Goiânia.

Para 2015 a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo planeja a participação em feiras locais e nacionais assim como já acontece neste mês de janeiro, onde participa da 16ª Feira de Sergipe. Acompanhar e apoiar eventos que acontecem em Aracaju, dar continuidade e aperfeiçoar o Projeto Pôr do Sol de Aracaju, continuar o programa de qualificação profissional em parceria com a FUNDAT e Pronatec. Outra meta da Semict para 2015 é transformar os Centros de Atendimento ao Turista (Cat's) em espaços vivos com exposições, shows, etc. Dar continuidade as parcerias com empresas de divulgação de mídia espontânea a exemplo da Tam nas Núvens e Revista Avianca. Estas e outras ações foram expostas na reunião como metas para 2015 e discutidas com os presentes para a melhor execução e aplicação das mesmas.

Para o Secretário Municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Walker Martins Carvalho, este encontro se faz necessário para que as ações se potencializem. "Reunimos a Emsetur e a Abih/Se para expor nossas ações em 2014 e metas para 2015 no intuito de construirmos juntos uma nova fase para o Turismo de nossa capital uma vez que mostramos que isto é viável desde que iniciamos nossos trabalhos em 2013 e de lá pra cá temos conquistado muito e pretendemos avançar ainda mais. Para tanto, entendemos que a somação de ideias e ações com demais órgãos são de extrema importância para atingirmos uma eficácia maior nos objetivos finais voltados para o desenvolvimento do nosso turismo potencializando o setor que é grande gerador de emprego e renda." Disse Walker Carvalho.

Para o diretor de operações da Emsetur, Luciano Leal, presente na reunião, este planejamento da Semict é importante para o desenvolvimento do turismo em Aracaju. "Este importante este planejamento que está sendo feito em conjunto, com esta união de objetivos, identificando nossos pontos fortes e fracos e traçando estratégias para que não haja redundância ou até desperdício de investimentos e também para que não haja reclamações de setores que não serão envolvidos. Nós convidaremos os diversos setores para que todos se envolvam e se empenhem neste sentido e que façam sua parte dentro deste planejamento pra enfrentarmos as dificuldades que vêm neste próximo ano pra economia e juntos podermos levar Sergipe e Aracaju como destaque nacional, porque temos um desafio muito grande nos próximos quatro anos e isto vai depender deste planejamento. Então a Prefeitura de Aracaju está de parabéns junto com a Abih/Se e o Estado fazendo este planejamento e convocando todos os parceiros e membros como agentes do turismo (Órgãos, entidades privadas, etc.) que precisam trabalhar e colher em médio e longo prazo e para isto precisa ter este planejamento que considero extremamente importante e que será um avanço para nosso estado como referência até para o Brasil." Disse Luciano Leal.

Para a presidente da ABIH/SE, Daniela Mesquita, a iniciativa da SEMICT é de extrema importância para o crescimento do turismo em Aracaju. "É gratificante e estimulante vermos setores do poder público tão empenhados em promover de forma contínua e eficaz, o desenvolvimento do turismo em Aracaju. A iniciativa da Semict em reunir setores envolvidos na cadeia produtiva, para discutir ações e metas, mostra a forma séria e equilibrada com que a Prefeitura de Aracaju está enxergando, atuando e desenvolvendo o turismo em nossa capital. Acredito muito na somação de forças e com esta forma democrática e participativa, a Semict vem mostrando que o turismo é viável e que podemos chegar a um ápice do setor e produzirmos em conjunto ações voltadas para a promoção do destino Aracaju como indutor dentro do contexto nacional. Com isso, estaremos avançando passo a passo em consonância e teremos o sucesso como produto final." Disse Daniela Mesquita.

Participaram da reunião o Secretário Municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Walker Martins Carvalho, o Secretário Adjunto da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Fábio Andrade, o Diretor de Turismo de Aracaju, Diego Cabral Ferreira da Costa, o diretor de operações da EMSETUR, Luciano Leal, a presidente da BIH/SE, Daniela Mesaquita, Jairo Júnior, representando o Hotel Real Classic, Carlos Henrique Dutra, representando o Radisson Hotel / ABIH/SE e Carlos Henrique Goes, representando o Hotel Jatobá.