Semed entrega tablets a professores da Coordenadoria de Apoio Educacional às Pessoas com Deficiência

Educação
05/02/2015 15h12

Dando continuidade ao Programa de Tecnologia e Gestão das Escolas (Protege), a Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed), por intermédio do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), entregou na manhã desta quarta-feira, 04, mais dez tablets a professores da rede de ensino. Desta vez, a beneficiada foi a Coordenadoria de Apoio Educacional às Pessoas com Deficiência (COEPD). 

A coordenadora do COEPD, Joana D´Arc Meireles, e os professores receberam os tablets das mãos do assessor de Tecnologia da Informação da DTI, Walter Leite Nunes, que na oportunidade destacou que a finalidade desta iniciativa da Semed é apoiar as atividades e trabalhos que são desenvolvidos com os cidadãos portadores de deficiência que são assistidos. 

"Com os tablets, que são basicamente pequenos computadores portáteis com tela sensível, os professores do COEPD poderão utilizar essa ferramenta não só para promover os portadores de necessidades especiais, mas também, treiná-los para o desenvolvimento comum em várias habilidades, como por exemplo, o de transporte e localização", explicou.

Importância dos tablets nas atividades

Por sua vez, Joana D´Arc relatou que os tablets recebidos possuem aplicativos de tecnologia assistiva para serem utilizados pelos dez professores nas atividades afins que são desenvolvidas no dia-a-dia com os cidadãos, principalmente aqueles que possuem deficiência visual, que serão também treinados para usar os equipamentos.

"Neste caso, do COEPD, os professores exercem a função de facilitadores para auxiliar na aprendizagem das pessoas com deficiência", enfatizou, citando que os docentes atuam nas áreas de escrita (braile), de estimulação precoce, informática, soroban (matemática), orientação e mobilidade (utilização de bengala), música e modelagem e educação física adaptada.

Joana D´Arc concluiu, agradecendo e entrega dos tablets, que serão de suma importância para a realização das atividades. "A qualificação de nossa equipe e a vontade de trabalhar são reconhecidas pelos cidadãos que aqui são assistidos. E essa nova ferramenta só vem tem a acrescentar ainda mais", concluiu.