Torneio entre CAP’s utiliza futsal como prática terapêutica e de integração social

Saúde
05/02/2015 14h57

Em Aracaju, usuários do SUS atendidos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAP's) são estimulados à prática esportiva como atividade terapêutica. Por meio da realização do "Torneio de Futsal: Taça Elizabete Salustiano dos Santos", realizado de 4 a 6 de fevereiro, pessoas que sofrem de transtornos mentais e pacientes que fazem tratamento contra a dependência de álcool e outras drogas são convidados a competir como forma de lazer e estímulo à prática de hábitos mais saudáveis. O torneio conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sejesp) e Guarda Municipal.

Quem assiste os dias de competição pode ver pacientes e profissionais envolvidos na amistosa competição que entrega troféu ao time vencedor e também dá medalhas a todos os participantes. Na arquibancada do Centro de Treinamento da GMA, local escolhido pela Secretaria de Saúde de Aracaju para o torneio, familiares e amigos dos usuários ficam na torcida.

Cada participante vibra com uma bela jogada e fica ansioso para fazer um gol. O usuário do CAPS Liberdade, Alyson Mateus, conta que é o primeiro torneio que participa. "Isso me dá motivação. Gosto de estar junto com os colegas e ter espírito de equipe e querer ganhar", afirmou.

Outro competidor, José Machado, que integra a equipe do Caps Davi, elogia a iniciativa. "Futebol é um esporte que todos gostam. Para mim, estar neste torneio é oportunidade de conhecer mais pessoas e fazer amizades", afirmou o usuário que conta que, no próprio serviço de saúde que ele freqüenta, participa de treinos de futsal todas as quartas-feiras o que o ajuda a manter o condicionamento físico.   

O técnico do Caps AD Primavera, Marcelo Elias, coordena as oficinas de futsal e relata que  ação ajuda a desenvolver as habilidades dos usuários. "A prática esportiva em si já é saudável. Com as oficinas, trabalhamos a principalmente a auto estima dos usuários e o desenvolvimento das habilidades mentais e cognitivas. Para pessoas que estão em tratamento contra álcool e drogas, jogar futebol é um momento de estar fora do uso das substâncias, interagir com outras pessoas e ter um hábito saudável que proporciona mais benefícios", afirmou.

A coordenadora da rede de Atenção Psicossocial de Aracaju, Karina Cunha, reforça que a Saúde de Aracaju se empenha para manter uma rede com amplos cuidados ao cidadão. "É muito importante para o tratamento em saúde mental ofertar momentos de lazer e atividades terapêuticas que são enriquecedoras para vida dos usuários", afirmou pontuando que, em Aracaju, mais de duas mil pessoas são atendidas mensalmente nos Caps  e o Município conta diversos outros serviços como Residências Terapêuticas, Estratégia de Redução de Danos, Urgência Mental e serviços hospitalares de referência em saúde mental contratualizados com os hospitais São José e Cirurgia.

Durante os jogos, servidores da Guarda Municipal também colaboraram com a promoção do evento. O coordenador do Centro de Treinamento da GMA, Fábio André, colaborou fazendo a arbitragem das partidas. "A parceria junto a Saúde é um estímulo à inclusão social. Para a Guarda o sucesso das atividades refletem inúmeras parcerias que tem dado certo", afirmou, completando que usuários do CAPS também têm acesso a alguma atividades do Centro de Treinamento como a natação e o futsal.