Seminário do Projeto Redes em Aracaju debate fluxograma do usuário de crack na rede

Defesa Social e Cidadania
20/02/2015 15h40

Nesta quinta-feira, 19, no auditório da SMTT, aconteceu o quarto seminário do Projeto Redes, onde foram apresentadas e discutidas ações e experiências exitosas relacionadas à prevenção do crack e outras drogas. A Prefeitura Municipal de Aracaju sob a coordenação da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) deu continuidade à série de seminários, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Política sobre Drogas (Senad/Ministério da Justiça) para fortalecer as ações do programa "Crack, é Possível Vencer", do Governo Federal.

O seminário teve como tema "Prevenção: conceitos e experiências exitosas", iniciando as discussões para implantação do observatório de experiências relacionadas à prevenção no município.

Participaram do debate representantes da Guarda Municipal, Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Polícia Militar, Secretarias de Esporte e Lazer (Sejesp), Indústria e Comércio (Semict), Família e Assistência Social (Semfas), Saúde (SMS), Educação (Semed), Secretaria de Segurança Pública (SSP) e Secretária de Estado da Saúde (SES).

Na oportunidade, a interlocutora do projeto redes nas regiões Norte e Nordeste, Melissa Azevedo, fez um alinhamento conceitual sobre prevenção e violência. "Aproveitamos esse espaço intersetorial para discutir, socializar e acrescentar um desenho de um fluxo do atendimento no âmbito da saúde, da segurança, da assistência social e da educação", destacou Melissa.

A assistente social da Semdec, Laudiane Santos, destaca que o seminário tem a missão de desenhar um fluxograma do usuário de crack na rede. "Estamos (todos os órgãos) unidos para discutir o percurso do usuário na rede, o que deve ser aprimorado e o que ainda precisa ser feito."

A secretária da Defesa Social e da Cidadania, Georlize Teles, acredita que essa união entre os órgãos fortalecerá as ações de combate ao crack e outras drogas. "Somente com a união das forças nós conseguiremos vencer essa praga que é o crack na vida dos usuários e de seus familiares" enfatizou a secretária.

O próximo seminário acontecerá no dia 16 de abril, em continuidade aos temas discutidos e abordando o alinhamento conceitual teórico e metodológico da judicialização e interlocução com as equipes do Poder Judiciário. E no dia 14 de maio haverá uma avaliação qualitativa dos encontros e construção de uma nova agenda.