Prefeitura realiza curso para professores de Arte em parceria com Fundação Volkswagen

Educação
03/03/2015 15h40

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Fundação Volkswagen, realiza curso de capacitação para professores de Arte da rede municipal de ensino com o intuito de qualificar, incentivar e reconhecer o ensino da Arte por meio da formação continuada de professores da Educação Básica.

O curso tem o objetivo de capacitar os professores de Arte e dos Espaços Culturais, ampliar a percepção dos educadores, propor vivências relacionadas ao ensino da arte em ambientes tecnológicos e produzir e distribuir materiais diversificados. "Eles têm um projeto que permite que os professores de Arte, por meio de capacitações, possam desenvolver aplicações de projetos junto com os alunos da nossa rede, articulando a arte por meio de Museus, de Espaços Culturais, de Bibliotecas, de modo com que os alunos possam enriquecer culturalmente", explicou a secretária Municipal de Educação, Márcia Valéria.

Segundo a secretária, com esse curso os alunos terão a oportunidade de descobrir dentro de sua cidade o que existe de enriquecedor não apenas para eles, mas para sua cultura e o que pode ser transferido como valores de referência do seu local para o país. "Teremos por meio dos nossos professores a abertura de uma nova visão cultural dos alunos que farão parte desse projeto", destacou Márcia Valéria.

O curso tem como público alvo educadores de arte e de disciplinas afins da rede municipal de ensino. "São 40 professores. Nem todos são professores de artes, mas tem aquele professor que trabalha também com a arte, como o professor de literatura, professor de história, português. Esses professores que têm contato também com a arte que trabalham em algumas escolas, eles também serão inseridos", explanou a coordenadora de Arte e Educação, Sheila Costa.

O curso terá sete encontros presenciais, com oito horas de duração cada, num total de 56 horas de formação presencial. "As aulas começam dia 06 de março e vai até o dia 16 de outubro, um encontro por mês. É o dia todo. O curso contará também com as aulas online, os professores terão acessos, vão receber um kit da fundação, está tudo bem organizado. As aulas acontecerão no auditório da EMEF Costa Melo", completou Sheila.