Machado prestigia um ano do Projeto Orla Pôr do Sol

Indústria, Comércio e Turismo
11/04/2015 20h26

Quem foi à Orla Pôr do Sol ao final da tarde deste sábado, 11, participou de uma festa que agradava pela boa música e pela beleza natural, onde o rio Vaza Barris dava o charme especial ao local. Há um ano, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Semict), realiza todos os sábados o projeto Orla Pôr do Sol, que leva entretenimento para turistas, mas, sobretudo, mais uma opção de renda para os moradores do povoado Mosqueiro, que aproveitam o evento para comercializar seus produtos. O vice-prefeito José Carlos Machado prestigiou o evento com apresentações folclóricas e muita música.

O projeto tem como base o turismo sustentável no povoado Mosqueiro. Antes, mesmo com uma bela estrutura de apoio, não existia nenhuma dinâmica junto à população. Por isso, foi desenvolvido um trabalho junto à comunidade que foi qualificada, através da FUNDAT, para a criação de uma feirinha que comercializa artesanato e comidas típicas.

Grande entusiasta das resoluções simples para problemas considerados complexos, o vice-prefeito José Carlos Machado demonstrou satisfação em perceber que a comunidade do Mosqueiro tem um local não apenas para diversão, mas, principalmente, para ampliar sua renda familiar.

"Esse foi um grande empreendimento da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo que proporciona renda aos moradores do Mosqueiro. O papel do gestor é proporcionar condições para que a população possa viver com mais dignidade. Esse local era praticamente esquecido, mas o transformamos num ambiente para o turista poder desfrutar das coisas boas de nossa terra. Hoje comemoramos um ano desse projeto e venho representando o prefeito João Alves Filho trazer os parabéns à comunidade e a todos que fazem a Secretaria", ressaltou Machado.

O secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Walker Carvalho, disse que "esse é um projeto que onde a Prefeitura se preocupa com a comunidade e oferece sustentabilidade. Muitos moradores do Mosqueiro tem como renda única da família a venda de seus produtos na feirinha da Orla Pôr do Sol. Nós nos preocupamos com isso, em oferecer oportunidade à região", salientou.

De acordo com o consultor especial Fábio Andrade, a primeira fase do projeto foi de implantação, o próximo passo é a ampliação do plano. "Agora vamos vender o Projeto Orla Pôr do Sol para as agências de viagens para que turistas possam conhecer esse outro lado inexplorado de Aracaju e com isso criar um novo roteiro turístico em nossa capital", revelou.

Além das bandas, na Orla Pôr do sol teve apresentações de reisado, quadrilha e um grande bolo doado pela comunidade do Mosqueiro para comemorar a passagem do primeiro aniversário do Projeto. O ponto alto da noite ficou por conta do artista sergipano Valtinho do acordeom, que com sua canoa solitária nas águas do rio Vaza Barris, dedilhava boleros e tangos.