Semict prepara Festival do Caranguejo em Aracaju

Indústria, Comércio e Turismo
16/05/2015 18h12

A Secretaria Municipal da Indústria , Comércio e Turismo de Aracaju esteve reunida com a Abrasel , Unit e Fecomércio para discutir sobre o Festival do Caranguejo, que ocorrerá de 27 de agosto a 07 de setembro na Passarela do Caranguejo,  situada na Orla de Atalaia.

Durante a reunião, foi discutida a participação dos professores Marcos Sousa e Katia Sousa , devido aos seus conhecimentos em gastronomia e o patrocínio da Universidade Tiradentes  para confecção de pequenos livretes de bolso com o objetivo de instruir o manuseio do caranguejo e dar dicas que vão desde a quebra do caranguejo,  a sua degustação e receitas diversas tendo o crustáceo como ingrediente principal, sem esquecer de explicações sobre o defeso e a época ideal para o  consumo. 

Léa Maria e Augusto Carvalho da Abrasel expuseram ideias a serem aplicadas no festival, desde a segurança dos alimentos à eleição da rainha do caranguejo. Outro ponto discutido foi a divulgação que deverá ser feita nos bares que compõem o centro gastronômico da Orla de Atalaia. Em um outro momento foi discutida a possibilidade de premiar a rainha e o prato mais bem elaborado, feito com o crustáceo. A Marinete do Forró terá sua edição especial para levar os turistas para o evento , passando pelos hotéis e incrementando o passeio daquele que escolheram Aracaju como destino.

Para o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Walker Martins Carvalho, o festival vem a fortalecer não só o turismo mas também a cultura da capital Sergipana. "Tenho visto este Festival como a oportunidade de reverenciamos e intensificamos a nossa cultura gastronômica de consumo de caranguejo. Toda região tem sua identificação gastronômica a exemplo do acarajé da Bahia, a tapioca Alagoas,  o Açaí do Pará. O caranguejo é nosso e precisamos tomarmos pra nós o fortalecimento dessa identificação e para isso nada melhor que realizarmos um Festival do Caranguejo para firmarmos ainda mais essa nossa tradição e consolidarmos o evento como um dos principais acontecimentos da cidade, e dessa forma atrairmos turistas cada vez mais para nossa capital", disse Walker Martins Carvalho.