Saúde de Aracaju oferta teste rápido para diagnosticar a tuberculose

Saúde
19/05/2015 18h16

A partir desta quarta-feira, 20, a Saúde de Aracaju estará disponibilizando no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) do Siqueira Campos, o Teste Rápido Molecular (TRM) para diagnóstico da Tuberculose. O objetivo do teste é agilizar os exames de diagnóstico precoce dos novos casos da doença, que antes era apenas realizado através do exame Baciloscopia.

De acordo com a coordenadora do Cemar Siqueira Campos, Adriana Franco, a oferta do exame é livre para qualquer paciente que esteja com a suspeita da doença. “Para realizar o teste, primeiramente o paciente deve se dirigir à Unidade de Saúde, informar ao médico sobre a suspeita e realizar o teste aqui no Cemar. O resultado do exame será entregue mais rapidamente na própria Unidade de Saúde e após confirmação da doença, o paciente volta ao Cemar para iniciar o tratamento”, afirmou.

A coordenadora ainda explica que esse teste é mais ágil e possui menos risco aos profissionais. “A Baciloscopia ainda será disponibilizada, mas para agilizar o processo, esse teste veio para facilitar, pois a máquina que realiza o exame é bem mais prática, e oferece menos riscos para os profissionais que realizam os exames”, destacou Adriana Franco.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Tânia Santos, o município designou equipe de biomédico e técnicos em Laboratório para a execução dos testes. “O fluxo de encaminhamento das amostras segue o mesmo das baciloscopias. O teste detecta o DNA da Micobactéria tuberculosis apenas com uma amostra de escarro, de 5 a 10ml, que é colhido no primeiro contato com o paciente e não necessita de jejum”, pontuou.

Os auxiliares e técnicos das Unidades de Saúde já foram capacitados em outubro de 2014 e durante este mês maio de 2015 com palestras e distribuição de material informativo sobre o teste rápido.