Moradores do Mosqueiro concluem curso de reciclagem através da Semict

Indústria, Comércio e Turismo
10/06/2015 10h20

A Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), em parceria com a FUNDAT e Secretaria Municipal da Educação, realizou no Bairro Mosqueiro, dentro do Projeto Pôr do Sol de Aracaju, curso de reciclagem como moradores da comunidade que a partir daí comercializam os produtos confeccionados gerando renda.

O curso que encerrou na tarde desta terça-feira, 9, teve início no dia 25 de maio e foi ministrado pelo professor Manoel Gerônimo e teve 17 concludentes que assistiram as aulas na Escola Municipal Elias Montalvão.

Para o professor Manoel Gerônimo a união da comunidade foi importante para o aproveitamento da oportunidade. "O trabalho foi muito bom devido à união da comunidade para construir e realizar um trabalho bonito. Tem muita gente de talento aqui no bairro Mosqueiro, eles precisavam de uma oportunidade para que pudessem prosseguir no meio da arte. Dos 20 alunos matriculados, 17 permaneceram e estão aptas a trabalhar no mercado da reciclagem. Estão todas de parabéns", disse Manoel Gerônimo.

Leidiane, moradora do bairro Mosqueiro e aluna concludente, fala com entusiasmo do curso que concluiu. "Através do curso de reciclagem eu aprendi a confeccionar artigos com CD, telhas, garrafas e pratos enfeitados. Eu sempre trabalhei de garçonete, nunca tive experiência com reciclagem e logo que aprendi aqui no curso eu já comercializei minhas peças e estou entusiasmada com a possibilidade de trabalhar ganhando meu dinheiro próprio, deixando de trabalhar para os outros. Vou começar aos poucos e tenho perspectiva de me tornar uma empreendedora", ressaltou Leidiane.

O secretário Municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Walker Martins Carvalho, vê com entusiasmo o desenvolvimento do Projeto Pôr do Sol de Aracaju e consequentemente a evolução da comunidade do bairro Mosqueiro. "Quando começamos este projeto, tínhamos um objetivo impulsionado pelo desejo do Prefeito João Alves Filho, que era o de integrar a comunidade ao Projeto Pôr do Sol de forma que a participação popular fosse ativa e de forma interativa. Conseguimos muito além. Através do "Projeto Pôr do Sol de Aracaju", a comunidade passou a ter oportunidades não só de comercializar os seus produtos como também de ter a capacitação adequada para manuseio e comercialização através de cursos realizados na comunidade. Estamos satisfeitos com os resultados obtidos e o sucesso do Projeto é exatamente o sucesso da comunidade, que a cada dia é beneficiada", disse Walker Martins Carvalho.

Participaram da solenidade de conclusão do curso de reciclagem, o Consultor da Semict, Fábio Andrade, representando o Secretário Walker Martins Carvalho, a diretora da Escola Municipal Elias Montalvão, Antoniélia Ribeiro Santos Fontes e a Diretora de Formação Profissional da FUNDAT, Maria Socorro de Melo.