Monumento turístico de Aracaju ganha iluminação alusiva ao Outubro Rosa

Indústria, Comércio e Turismo
10/10/2015 14h00

Durante o mês de outubro, um dos principais pontos turísticos de Aracaju, o Monumento Tropical, que fica na Avenida Ivo do Prado, no bairro São José, estará iluminado na cor Rosa. A ação faz parte da programação da campanha Outubro Rosa e é promovida pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo, como alerta à população sobre a importância de prevenir o câncer de mama.


O monumento foi escolhido por ser símbolo dos aracajuanos e representar as duas características mais representativas da cidade dando boas-vindas aos que por aqui moram e aos que chegam à cidade. O nome Aracaju tem origem indígena Tupi, pela junção dos termos guyrá (pássaros) e akaîu (caju), significando, portanto, “Cajueiro dos Pássaros”.


A obra tem autoria do artista plástico Eurico Luiz, natural de Araçatuba, São Paulo, radicado em Sergipe por 26 anos. Formado em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes do Estado da Bahia, Eurico gostava de retratar e de buscar a alma humana, provocando através das formas de suas obras de arte o sentimento interior do homem. Autor de diversas obras espalhadas por ruas e avenidas de Aracaju, Eurico Luiz faleceu em 09 de dezembro de 2014, em Aracaju, em consequência de complicações cardíacas. 


Com esta iniciativa, Aracaju segue uma tendência mundial, onde cidades iluminam seus pontos turísticos para alertar a população sobre a prevenção do Câncer de Mama numa forma prática para que o Outubro Rosa tenha uma expansão cada vez mais abrangente, alcançando a humanidade de forma bonita e elegante, motivando e unindo diversos povos em torno de uma causa nobre. 


A iluminação rosa assume um importante papel, pois se torna uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar do mundo. No Brasil, São Paulo foi a pioneira na iniciativa, iluminando de rosa o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o obelisco do Ibirapuera) na capital Paulista, em 2002. De lá pra cá, várias cidades aderiram à campanha. Capitais como Rio de Janeiro-RJ, Salvador-BA, Porto Alegre-RS, e Teresina-PI endossam a lista de cidades engajadas na causa.


Além desta ação, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde, desenvolve paralelamente, diversas ações voltadas para a conscientização e prevenção da doença que acomete milhares de pessoas em sua maioria, mulheres.


Para o Secretário Municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Walker Martins Carvalho, esta é uma forma importante e eficaz de alertar a população para a prevenção. “Entendemos que esta é uma forma de sensibilizarmos a população para que tenhamos consciência da importância da prevenção do Câncer de Mama que dissemina gerações de mulheres em todo o mundo. A iluminação tem sua importância porque se torna o principal sinal de alerta visual e com isso forma-se uma consciência constante. Todas as vezes que a pessoa passar pelo monumento colorido vai lembrar da prevenção do câncer de mama e vai fazer a sua parte se prevenindo e orientando parentes e amigos para a prevenção”, ressaltou Walker Martins Carvalho.