Semict discute regulamentação passeios com embarcações no Mosqueiro

Indústria, Comércio e Turismo
03/11/2015 10h41

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), vem realizando reuniões contínuas com proprietários de embarcações que fazem passeios turísticos na região da Orla Pôr do Sol, no bairro Mosqueiro.

O propósito é organizar e oferecer um melhor serviço para quem busca as travessias para Crôa do Goré, Viral e Ilha do Namorados, partindo da Orla Pôr do Sol. Para tanto, está sendo elaborado um Termo de Conduta com normas e diretrizes a serem seguidas.

A princípio, abordagem ao turista e a condução do mesmo até o destino escolhido já estão sendo organizadas com guichê único para compra de bilhetes e orientação feita através dos estagiários da Semict no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), situado na Orla Pôr do Sol.

Com isso a melhoria nos serviços tem sido notada pelos turistas, pelos proprietários de embarcações e pela comunidade local.

Vários aspectos que foram pontuados em reunião anterior, foram reavaliados e a reunião seguiu com sugestões de vários participantes sobre:

  • Venda exclusiva de bilhete em guichês com preços tabelados e de igual valor;
  • Proibição de abordagem aos turistas e passageiros;
  • Criação de cores de identificação para cada tipo de empresa prestadora dos serviços;
  • O transporte do turista no retorno do passeio fica na responsabilidade da empresa escolhida por ele;
  • Isenção de tarifa para crianças até quatro anos de idade, mas que contará como passageiro, mesmo com a gratuidade;
  • Cumprimento das normatizações (marítima, tributária e trabalhista) para estar regular e autorizado a trafegar e transportar passageiros;
  • Proibição de publicidade que não seja comum a todas as embarcações;
  • Cortesia aos profissionais de turismo;
  • Obrigatoriedade do ticket
  • Centro de Atendimento ao Turista (CAT) como ponto de referências ao visitante;
  • Obrigatoriedade do adesivo de regularidade nas embarcações.

 

Este compromisso de ajuste de conduta vigorará da data de sua celebração até a aprovação de um futuro Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro da Orla Pôr do Sol. Até lá serão realizadas, com periodicidade, reuniões entre os tomadores de compromisso e os compromissários do presente Ajuste, podendo os presentes entendimentos serem alterados ou revistos diante de circunstâncias novas ou problemas aparentes, desde que de forma justificada e motivada, aprovados pelos tomadores de compromisso, por meio de novo Termo de Conduta.

O vereador Pastor Roberto Morais, que vem acompanhando a construção deste Termo, participou da reunião e a classifica como proveitosa. "A reunião foi proveitosa no momento em que a Prefeitura de Aracaju através da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo acena para um diálogo, apresentando propostas, ouvindo aqueles que tem maior interesse pela exploração da área do Pôr do Sol, de forma que tudo que está sendo acordado está indo para o papel e contemplando-os. A Prefeitura através da Semict está de parabéns pela proposta de explorar a localidade com a devida decência, moralidade e ordem. Em pouco tempo teremos estas demandas regulamentadas porque percebo na Secretaria um plantão não somente diário de atenção não somente ao Pôr do Sol, mas enfim a todas as áreas que são cenários de turismo em nossa capital", disse o vereador Pastor Roberto Morais.

O Secretário Municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Walker Martins Carvalho, esclareceu que a Secretaria é apenas uma intermediadora para que os serviços sejam regulamentados. "Estamos aqui nos dispondo a contribuir para a regulamentação dos serviços realizados na Orla Pôr do Sol porque entendemos que desta forma teremos benefícios não só para o turismo, mas também para os prestadores e usuários dos serviços de transporte de passageiros para os passeios da região.  Um serviço de qualidade atrai muito mais que um serviço sem organização alguma, ou seja, regulamentar estes serviços irá aumentar o fluxo e consequentemente fomentará a economia local. Estamos aqui para ouvir e construir este Termo de Conduta junto a todos os prestadores embasados nas necessidades e sugestões de comum acordo. Para isso que estamos nos reunido frequentemente", disse Walker Martins Carvalho.