Feira de verão movimenta turismo na Orla da Atalaia

Indústria, Comércio e Turismo
28/01/2016 11h45

As cores e os cheiros são de chamar a atenção. Os sentidos ficam mais aguçados e se concentram em um espaço montado para atrair turistas e aracajuanos. Iniciada no último dia 15, a Feira de Verão, que acontece até próximo domingo, 31, na Praça de Eventos da Orla da Atalaia, movimenta o turismo local e expõe artesanatos, comidas, música e diversos produtos sergipanos em mais uma iniciativa apoiada pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Indústria Comércio e Turismo (Semict).

Ao todo, 240 expositores mostram o seu trabalho e apresentam algumas das milhares de vantagens de se conhecer Aracaju e o que ela tem para oferecer em diversos âmbitos. Além dos produtos mostrados em cada stand, o turista também confere o jeito aracajuano de receber bem aquele que chega e deseja voltar.

Segundo o consultor especial da Semict, Fábio Andrade, a feira conta com a parceria das Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Secretaria Municipal da Comunicação (Secom). “Queremos divulgar Aracaju e, por isso, durante a feira é distribuído um material publicitário para que o turista saiba o que fazer na nossa cidade, quais as nossas comidas típicas. Fizemos um calendário amplo que conta ainda com música, ou seja, as riquezas da nossa cultura. Aproveitamos a alta estação justamente para potencializar a divulgação, já que a capital está cheia de turistas”, ressaltou Fábio Andrade.

Vinda de Salvador, dona Girlene Brito aproveitou a estadia em Aracaju para dar uma volta pela feira. Além de elogiar a educação dos aracajuanos, ela, quem veio pela terceira vez à capital, admirou o artesanato local. “Gosto muita da cidade e, sempre que venho, é correndo. Desta vez pude aproveitar um pouco mais e ver as coisas lindas que são produzidas aqui”, contou ela.

A simpatia do aracajuano encantou o casal Maria Helena Vanderlei e Carlos Alberto Vanderlei, por isso, mais uma vez eles saíram de Recife, no Estado de Pernambuco, para passar uma temporada na capital sergipana e puderam conferir os stands da Feira de Verão. “A feira nos mostra o que Aracaju tem de bom e eu achei tudo muito lindo, caprichado”, afirmou Maria Helena que teve a fala complementada pelo marido. “O Nordeste tem uma cultura muito rica e aqui na feira podemos ver as belezas que as pessoas daqui produzem”, reforçou ele.

Expositores empolgados

Andrea Valeriano trabalha durante todo o ano com artesanato. Sua arte é vista através das roupas que faz e que estão expostas na Feira de Verão. “Apesar da crise, nós esperamos vender bastante e mostrar o nosso trabalho. A feira é uma oportunidade boa para contribuir com a renda”, considerou.

Há mais de 10 anos e contando com a ajuda da família, o senhor Jair Carlos de Melo já está acostumado a lidar com turista e expor aquilo que faz com tanto gosto. “Trabalho com isso e me orgulho. O que faço mando para lugares como Rio de Janeiro e São Paulo e meu artesanato faz sucesso. Nosso turismo cresceu muito e, nessa época dos anos temos que aproveitar o fluxo pra divulgar nossa arte e a nossa cidade”, disse ele entusiasmado.